Titular nos últimos jogos de 2021, Jhonata Robert teve sequência no Grêmio interrompida por lesão ligamentar no joelho direito. O atleta está avançando na recuperação, mas tem retorno tratado com muita cautela pelo clube para não aumentar a expectativa pelo jogador.
Aos 22 anos, ele vestiu a camisa gremista em 19 ocasiões na temporada passada. Apesar do rebaixamento, a antiga comissão técnica, de Vagner Mancini, e, sobretudo o departamento de futebol, acreditavam nele como um dos pilares na estrutura do time. No recorte anterior, ele fez três gols e atuou tanto aberto pela extrema direita como centralizado.
Durante os treinos da pré-temporada, o jovem sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O prazo estimado de recuperação, em 15 de janeiro, no comunicado do clube, era de seis meses.
Na avaliação interna, o atleta está evoluindo conforme o esperado no tratamento. Os dirigentes acreditam que no final de junho, mas principalmente no segundo semestre, Jhonata Robert poderá ser aproveitado por Roger Machado como reforço para a Série B. Atualmente segue entregue ao departamento médico e deve iniciar em breve aprimoramento físico e trabalhos com bola.
Além do meia-atacante, o treinador contará com outros reforços para a reta final da competição: Thaciano, que está no Altay-TUR, deve retornar, assim como Guilherme, revelado pelo Tricolor em 2016, tem tudo acertado para atuar na Arena mais uma vez.