O Rio Grande do Sul foi pintado de azul pelo quinto ano consecutivo — 2018, 2019, 2020, 2021 e agora 2022. O Grêmio bateu o Ypiranga, na tarde deste sábado, por 2 a 1, com gols de Bruno Alves e Rodrigues, e conquistou mais uma vez o Gauchão.
Em sua primeira final como treinador do Tricolor, Roger Machado conquistou também o seu primeiro título na casamata gremista. Em 2016, havia perdido para o Juventude na semifinal do Estadual.
Questionado sobre que lembrança teve quando Leandro Vuaden apitou o término da partida, Roger disse que voltou aos seus 17 anos, quando fazia seu primeiro treino no profissional.
— Lembro do Roger com 17 anos jogando pela primeira vez no suplementar do Olímpico com a camisa do Grêmio. A emoção me levou para aquele momento, por que? Não sei. Ali, eram os primeiros momentos de pressão, os primeiros autógrafos que tu dava. É um fechamento, mas também abertura de ciclo. Fui campeão como jogador e como treinador. Que seja a primeira de muitas que a gente vai ter com o clube — disse na coletiva após a partida.
O Tricolor, que já havia vencido o Ypiranga, em Erechim, voltou a bater o adversário na Arena. Para o treinador gremista, a participação no Gauchão deixou uma avaliação positiva para a sequência da temporada, quando o Grêmio terá a Série B do Brasileirão.
— A avaliação é positiva. Demonstra um passo importante, mas mais que a conquista, solidez que a gente enfrentou os últimos jogos, a consistência que tivemos. O Ypiranga valorizou muito a nossa conquista. Eles têm um modelo um ou dois passos na nossa frente, não tenho dúvida que muitos jogadores deles serão assediados. Encontramos uma estrutura. Agora podemos avançar, mudando a característica das peças, vamos encontrar na Série B equipes que vão nos dar a bola para jogar, quando não encontrar o jogo de combinação, a gente define em bola parada, como foi hoje — completou.
O Tricolor volta a campo no próximo sábado, contra a Ponte Preta, em Campinas, pela estreia do Brasileirão da Série B. Para a partida, o treinador deve ter à disposição os dois laterais-direitos Edilson e Rodrigo Ferreira, contratados recentemente.