Na mira do Grêmio, dois jogadores, com passagens pelo clube, podem integrar o elenco na Série B do Brasileirão: o meia Thaciano e o atacante Guilherme. No entanto, eles deverão ter condições de atuar a partir do segundo semestre.
Thaciano está nas rodadas finais da Superliga da Turquia, onde defende o Altay Spor, clube que o contratou por empréstimo em julho do ano passado e que, nesse momento, é o primeiro dentro da zona de rebaixamento, com sete partidas por jogar e sete pontos de desvantagem para o Giresusnspor, o mesmo que levou Jean Pyerre mas desfez o negócio após exames médicos constatarem que ele precisaria passar por um procedimento para curar um tumor nos testículos.
Contratado pelo Tricolor no final de 2017, Thaciano foi emprestado até o final da temporada turca. Há no acordo uma cláusula para compra dos direitos econômicos, o que não deve ser concretizado pelo Altay Spor. Os valores se aproximam da casa de 2 milhões de euros (cerca de R$ 10 milhões) por 60% do montante. Seu vínculo na Arena é válido até dezembro de 2023.
A Superliga turca será encerrada no final de maio e se não houver um retorno antecipado do jogador de 26 anos, ele só poderá ser inscrito pelo Grêmio a partir de 18 de julho, quando será reaberta a janela de transferências. Dessa forma, ele só poderia jogar a partir da 19ª rodada. No momento, os clubes podem inscrever até o próximo dia 12 de abril.
O empresário de Thaciano chega nesta quarta-feira (6) à Turquia para tentar viabilizar um retorno antecipado, mas os turcos não estão dispostos a liberar o atleta que soma 25 jogos, três gols e uma assistência na temporada. A boa relação entre os clubes é um dos trunfos, já que outro ex-gremista atua no Altay, o meia chileno César Pinares, vendido em agosto do ano passado.
Atacante de velocidade, Guilherme tem situação indefinida. Revelado pelo próprio Grêmio, atualmente no Al Dhafra, dos Emirados Árabes, onde fez oito jogos, dois gols e deu uma assistência desde sua chegada em janeiro passado, após atuar no Al-Faisaly, da Arábia Saudita, clube que o comprou em 2020. Ele tem contrato com o clube do emirado até o fim da temporada, em maio, e a direção gremista segue avaliando sua situação.
No Grêmio, Guilherme nunca teve sequência. O atacante recebeu poucas chances em 2016, quando retornou de empréstimo ao São José. Depois, foi repassado para Botafogo, Chapecoense, Coritiba e, por último, ao Sport, onde foi destaque em 2019, marcando 17 gols e terminando como artilheiro da Série B.