O Grêmio encerrou a 2ª rodada da Série B na 17ª colocação, com apenas um ponto somado. Os resultados paralelos da rodada do sábado (16) colocaram o Tricolor na incômoda situação. Mesmo sendo início do campeonato, a direção garante que o alerta está ligado para reverter a situação o mais rápido possível.
A projeção feita pelo vice de futebol do Grêmio, Denis Abrahão, contava com seis pontos nas duas primeiras rodadas da competição. Cinco pontos atrás dos planos, o Tricolor quer uma reação imediata diante do Guarani, que também ingressou no Z-4.
O clube dividiu o campeonato em blocos de seis partidas, deixando de fora os dois jogos finais contra Tombense e Brusque. O dirigente gremista revelou que projetou o time somando 68 pontos neste recorte, com 18 vitórias, 14 empates e contando com seis derrotas.
Ainda que tenha pontuação similar à do CRB, 13º colocado, o Grêmio quer evitar permanecer no grupo dos quatro últimos para que o grupo não tenha a confiança afetada e não viva o mesmo filme de 2021. A ideia do departamento de futebol, inclusive, era viver o cenário exatamente oposto e se manter no G-4 desde muito cedo na Série B.
O diagnóstico do técnico Roger Machado é de que o time tem deixado de aproveitar oportunidades para "matar" os jogos.
— Não conseguimos ter profundidade (no segundo tempo). Se você cria e não faz o gol, e o adversário tem uma chance e faz o gol, existe justiça. Nos faltou competência para empurrar a bola para o gol — destacou após a derrota para a Chapecoense.
Para corrigir o problema, o treinador tem buscado aperfeiçoar as finalizações durante os treinos e pode contar com o retorno do atacante Diego Souza, diante do Guarani. O centroavante tem boas chances de estar em campo, após ter participado normalmente do treinamento coletivo do último sábado (16).