O Grêmio aposta em uma dupla de recém-chegados para o jogo desta quarta-feira (27) contra o Operário. Sem contar com Ferreira e Edílson, lesionados, Biel e Rodrigo Ferreira ganham a oportunidade de seguir entre o time titular após as boas atuações de ambos na vitória sobre o o Guarani. As duas caras novas tiveram boa participação na última rodada e terão sequência para o jogo no Paraná e também para a partida contra o CSA, no dia 30 de abril. Ambos são apostas da comissão técnica para manter a campanha gremista de recuperação após o início de duas derrotas na competição.
O atacante é praticamente uma aposta pessoal de Roger Machado e sua comissão técnica. A relação entre eles começou em 2021, ainda no Fluminense. Na época como técnico do clube carioca, o atual treinador gremista promoveu o jovem ao time principal e colheu bons frutos. Biel marcou cinco gols e deu uma assistência em 39 jogos sob o comando do atual técnico gremista. Após uma vitória por 1 a 0 sobre o Cuiabá, com o gol da vitória marcado pelo atacante, o técnico definiu o jogador como "completo".
— Tenho dificuldade até para identificar onde ele pode evoluir ainda. Talvez o que precise evoluir, se precisa evoluir, é o cabeceio, se eu posso dizer alguma coisa. Mas até agora o que eu tenho visto do Gabriel é um jogador extremamente completo em todos os sentidos. Fico muito feliz de participar do surgimento do Gabriel — comentou Roger Machado, em junho do ano passado.
Após a saída de Roger do clube carioca, Biel fez mais oito jogos pelo clube. Não marcou gols ou deu assistências. Com venda encaminhada para o Al Wasl frustrada — o clube dos Emirados Árabes reprovou o jogador nos exames médicos por conta de um edema muscular —, o jogador permaneceu no Rio de Janeiro. Incorporado ao time novamente por Abel Braga, perdeu uma boa oportunidade de gol na eliminação da equipe contra o Olímpia na Pré-Libertadores e não foi novamente utilizado.
— Fez um bom sub-20, aproveitou a oportunidade na temporada passada quando o Flu começou o Carioca com o sub-23 e foi integrado ao grupo principal. Teve uma sequência grande de jogos no primeiro semestre. Mas, no segundo, sofreu com uma sequência de lesões musculares. Acabou saindo muito em baixa com a torcida após perder chances claras, principalmente em jogos que resultaram em eliminações do Flu na Copa do Brasil 2021 e na Libertadores 2022 — afirmou o repórter Felipe Siqueira, do Grupo Globo.
Mesmo assim, o jovem foi um dos pedidos de reforço do técnico para a direção e deu boa resposta na vitória sobre o Guarani. Após roubar a bola, Gabriel Teixeira deu a assistência para o primeiro dos três gols de Diego Souza na partida. Ele quase repetiu a dose no segundo tempo, recuperou a posse quase na área gremista e conduziu até deixar Elias em uma situação clara de marcar. Não fosse o desperdício do companheiro, dividiria o posto de principal assistente do time com Nicolas na Série B. O lateral-esquerdo deu duas assistências na competição.
O Grêmio pagou R$ 500 mil ao Fluminense pelo empréstimo de Biel até o final da Série B. Caso queira permanecer com o atacante para 2023, o clube gaúcho precisa depositar R$ 9 milhões para comprar o jovem de 21 anos.
Rodrigo Ferreira é a outra cara nova que o Grêmio incorporou ao grupo para a disputa da Segunda Divisão. Prestes a fazer sua estreia como titular pelo clube, o lateral-direito de 27 anos vive o melhor momento da carreira. Foi um dos destaques do Paulistão pelo Mirassol, e também teve boa participação na partida que eliminou o Grêmio na Copa do Brasil. Fez um gol e deu quatro assistências em 13 jogos.
— Fez um bom Paulistão. Cheguei a falar até que achava ele o jogador de melhor nível do Mirassol. Não que fosse o melhor jogador, mas o de mais condições de jogar em alto nível. É um lateral de muita força física, que consegue apoiar e recompor muito bem. Na defesa, talvez o ponto fraco seja a altura pra ajudar no jogo aéreo — comentou Felipe Modesto, repórter que cobre o Mirassol para a TV Tem.
Como Rodrigues voltou a disputar posição na defesa, e Edílson perderá as próximas rodadas por conta de uma lesão muscular, Rodrigo Ferreira disputa apenas com Léo Gomes a posição no momento. E leva vantagem por estar em melhores condições físicas para atuar. Após ficar dois anos sem jogar por conta de uma lesão sofrida no joelho direito, Léo Gomes iniciou 2022 com o restante dos companheiros. Mas uma grave lesão muscular de grau 3 o tirou novamente por mais três meses dos treinos. Só voltou a trabalhar sem limitações novamente em abril.
Com Biel e Rodrigo Ferreira confirmados entre os titulares para o jogo desta quarta contra o Operário, a expectativa é que o time siga dando boa resposta na competição. O treino de hoje no CT Luiz Carvalho, seguido da viagem para Curitiba, confirmará a equipe que será utiliza no Paraná. A delegação irá pernoitar na capital paranaense onde ainda realizará um treinamento na terça, antes de iniciar o deslocamento rodoviário até Ponta Grossa.