Apesar da derrota para o Inter na Arena no jogo de volta da semifinal do Gauchão, o Grêmio assegurou a sua vaga na decisão do estadual. Como havia vencido o primeiro jogo por 3 a 0, no Beira-Rio, o 1 a 0 sofrido em casa foi suficiente para o Tricolor avançar para enfrentar o Ypiranga nos dois próximos sábados.
As finais também serão marcantes para o técnico Roger Machado. Os dois jogos contra o time de Erechim serão as primeiras decisões do treinador à frente do Grêmio. Em 2016, quando comandou o Tricolor pela primeira vez, o time parou nas semifinais do Gauchão, perdendo para o Juventude.
— É minha primeira final como treinador do clube. Já fui jogador, campeão como jogador, treinador e desejo ser campeão como técnico também. É muito importante, o torcedor vai comemorar com a possibilidade da conquista, por manter a hegemonia no Estado. É muito importante para mim e para os atletas. Todos vão ficar muito felizes com a conquista, se ela acontecer.
Mesmo estando na Série B do Brasileirão, Roger também pediu o apoio da torcida e admitiu que ficou preocupado quando viu a Arena vazia no jogo que marcou seu retorno à casamata gremista — contra o São Luiz pelo Gauchão.
— Todas as outras vezes que o clube esteve nessa situação o que eu mais me recordo é do engajamento da torcida, mas não dá pra zerar o que aconteceu no ano anterior. As fases desse luto do rebaixamento precisam ser passadas. Agora é o momento de se engajar, não conheço nenhum time que sobrevive sem a torcida. A minha surpresa quando voltei e fiz o primeiro jogo e vi o estádio vazio, me preocupei, percebi que nosso torcedor ainda não tinha voltado, só vamos sair da situação com eles. Hoje, percebi que esteve de volta junto — disse o treinador.
O Grêmio volta a campo no próximo sábado, em Erechim, em horário a ainda ser definido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) nos próximos dias.