O Grêmio foi derrotado pelo Inter, na Arena, pelo segundo jogo da semifinal do Gauchão, mas ainda assim conseguiu garantir a vaga na final do estadual para enfrentar o Ypiranga nos dois próximos sábados — havia vencido a primeira partida por 3 a 0, no Beira-Rio, o que lhe assegurou a vaga pelo placar agregado.
Apesar da derrota dentro de casa, o técnico Roger Machado aprovou a atuação gremista e reconheceu que o Tricolor teve méritos para passar para a decisão do Gauchão pela quinta vez consecutiva (foi campeão de 2018 a 2021, até agora).
— Importante sempre dizer que é uma decisão de dois tempos. Hoje, entramos com a vantagem e a ideia era que a gente tivesse mais a posse da bola em alguns momentos, em outros contra-atacasse, imaginando que o Inter ia tentar diminuir a diferença. Conseguimos nos segurar até sofrer o gol, mas depois abri um pouco mais o time. Hoje (quarta), competimos bastante para garantir o placar e a vantagem. Classificamos com muitos méritos.
Ainda que o Grêmio tenha se classificado para a final do estadual, o treinador gremista admitiu que a equipe ainda está longe da sua melhor forma e que pretende dar ainda mais estrutura para o time enfrentar a Série B do Brasileirão — o Tricolor estreia contra a Ponte Preta no dia 9 de abril, em Campinas.
— Quero jogar mais sim, quero poder jogar mais. Vamos fazer um time competitivo. A Série B se caracteriza por uma competição forte, decidida em enfrentamentos físicos, bola parada. Vamos procurar ter mais a bola, a gente está imaginando uma equipe competitiva, tendo o protagonismo. Precisamos ter alternativas para furar o bloqueio das equipes na segunda divisão, mas nesse momento é fazer a base da equipe.
O Grêmio volta a campo no próximo sábado, em Erechim, em horário a ainda ser definido pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF) nos próximos dias.