A suspensão de Thiago Santos para o jogo deste final de semana contra o São Luiz abriu vaga no meio-campo do Grêmio na partida de estreia de Roger Machado. Após iniciar a temporada ao lado de Lucas Silva, na ideia de equipe do técnico Vagner Mancini, as dificuldades para iniciar a saída de bola provocaram uma mudança.
Em sua penúltima partida no clube, Mancini apostou em Villasanti e Fernando Henrique como dupla titular de volantes. No empate em 1 a 1 com o Juventude, Lucas Silva e Thiago Santos recuperaram a titularidade. Com a troca de comando, e César Lopes como interino, Thiago Santos teve a companhia de Villasanti.
Com a tendência de manutenção de Villasanti no time titular, a nova comissão técnica terá cinco alternativas para escolher na função: Lucas Silva, Fernando Henrique, Sarará, Victor Bobsin e Bitello.
Lucas Silva, Fernando Henrique e Victor Bobsin são as opções que entregam mais qualidade na parte defensiva do que na fase ofensiva.
Sarará, com características de ser um volante de movimentação, e Bitello, mais qualidade no passe do que os concorrentes, se candidatam ao lugar por entregar mais poder de ataque.