Os gremistas que gostam de estatísticas e são supersticiosos podem comprar ingresso para ver Grêmio e São Luiz, no sábado (19). A partida marca o primeiro jogo de Roger Machado à frente do time, e seu retrospecto em estreias é positivo. Nas setes vezes em que iniciou um trabalho, o treinador nunca foi derrotado.
O começo da jornada de 94 partidas no comando do Tricolor começou com um empate em um local onde as equipes gaúchas sofrem. Após a demissão de Luiz Felipe Scolari no começo do Brasileiro de 2015, o time foi comandado na terceira rodada pelo interino James Freitas. Roger assumiu a equipe na quarta rodada. Naquele momento, o Grêmio tinha quatro pontos e ocupava o 11 º lugar. O adversário era o invicto Goiás, colíder ao lado do Sport, com sete pontos. O palco era o Serra Dourada.
Dos jogadores gremistas escalados naquele 31 de maio de 2015, Pedro Geromel é o único que segue na Arena. O primeiro time de Roger teve Marcelo Grohe; Galhardo (Fellipe Bastos), Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Luan; Pedro Rocha (Everton) e Yuri Mamute (Braian Rodríguez). Do lado do Goiás, alguns nomes conhecidos, como o ex-goleiro colorado Renan e o volante Patrick, que anos depois desembarcaria no Beira-Rio.
Na maior parte do jogo, a equipe gaúcha esteve mais perto da vitória do que o adversário. No primeiro tempo, após tabelas entre Galhardo e Luan, a bola sobrou para Giuliano fazer 1 a 0. No segundo tempo, depois de uma saída em falso de Grohe, o volante Rodrigo empatou. No final da partida, Marcelo Oliveira acertou a trave, desperdiçando a chance da vitória.
Essa foi a "estreia" oficial de Roger como técnico do clube. Antes, ele tinha ficado à beira do gramado como interino em oito oportunidades. Em 2011, como auxiliar técnico, comandou o Grêmio na vitória por 2 a 1 sobre o Inter, em clássico disputado em Rivera, no Uruguai. Outro jogo marcante, de maneira negativa, deste período foi uma goleada de 4 a 0 sofrida para o São Luiz, adversário deste sábado, na Arena.
Outras estreias
No Juventude, em 2014, o início do trabalho também não foi com vitória. Roger viu seu time empatar o Ca-Ju em 0 a 0 pela Série C. No ano seguinte, o treinador estava à frente do Novo Hamburgo. Foi mais um início com clássico, foi mais um empate. Desta vez em 2 a 2 com o Aimoré, pela primeira rodada do Gauchão.
Depois da longa passagem pelo Grêmio, Roger chegou ao Atlético-MG em 2017. Seu primeiro jogo foi pelo Campeonato Mineiro. Na Arena Independência, venceu o América de Teófilo Otoni por 1 a 0, gol do centroavante Fred, de pênalti.
O desafio na temporada seguinte foi no Palmeiras. O primeiro de seus 40 jogos no comando do Verdão foi no 3 a 1 sobre o Santo André, pelo Paulistão. Os gols foram marcados por Willian, Keno e Lucas Limas.
A campanha no Bahia começou na Copa do Brasil de 2019. Foi no sufoco que os baianos venceram o CRB por 1 a 0. O gol do jogo foi marcado pelo volante Elton, no segundo tempo.
No ano passado, seu primeiro jogo treinando o Fluminense foi em um Fla-Flu, pelo Campeonato Carioca. O gol do 1 a 0 para o Flu saiu dos pés de Igor Julião.
As estreia de Roger como técnico
- Juventude (2014) - Caxias 0x0 Juventude
- Novo Hamburgo (2015) - Novo Hamburgo 2x2 Aimoré
- Grêmio (2015) - Goiás 1 x 1 Grêmio
- Atlético-MG (2107) - Atlético-MG 1 x 0 América-TO
- Palmeiras (2018) Palmeiras 3x1 Santos André
- Bahia (2019) - Bahia 1x0 CRB
- Fluminense (2021) - Fluminense 1x0 Flamengo
- Total: sete jogos, quatro vitórias e três empates