Os pouco mais de 10 mil gremistas que foram à Arena na quente tarde de sábado (19) viram uma atuação para dar esperança de um bom futuro. Na estreia de Roger Machado, o Grêmio dominou completamente o São Luiz e construiu ao natural uma goleada de 4 a 0 sobre um adversário que chegou à Arena com uma das melhores defesas do Gauchão. Diego Souza e Rildo, no primeiro tempo, Nicolas e Janderson, na etapa final, marcaram os gols em uma partida na qual o goleiro Brenno foi um espectador com visão privilegiada do gramado.
A presença de Brenno no time, no entanto, não significou o fim do rodízio no gol promovido por Vagner Mancini. Após a partida, Roger Machado afirmou que a partida contra o São Luiz foi a última etapa desse processo. Será a partir do Gre-Nal que o Grêmio terá seu novo goleiro titular.
— O revezamento tem que ter uma proposta de oportunizar para os atletas mostrarem seu valor para o treinador definir. Eu já fiz revezamento em determinadas posições, mas em algum momento a gente precisa resolver. Já chamei os meus goleiros e falei que hoje (sábado) seria a última partida do revezamento. Disse que na semana do clássico definiria aquele que irá permanecer no gol. Cada um já teve três jogos, equilibrados entre dentro e fora de casa, e agora é o momento de definir para dar confiança ao jogador, para passar segurança e ele ter tranquilidade. Também disse que isso não é definitivo, será preciso manter no campo depois — afirmou.
Tento tido apenas uma sessão de treino do elenco com a nova comissão técnica, o Grêmio mostrou em campo um futebol de qualidade mais alta que nos tempos de Vagner Mancini. Roger, porém, tratou de dar o mérito aos atletas pela atuação mais do que convincente contra o São Luiz.
— Busquei passar tranquilidade e dar suporte. Poucas informações pontuais para essa partida. O insucesso do ano passado traz uma bagagem muito grande e ela vai passar para os atletas. Um ambiente mais leve em razão do otimismo do torcedor vai para dentro do campo. Isso acarreta em movimentos mais lúcidos, passes corretos e acertos nas decisões. Eu tenho pouco ou quase nada com o que aconteceu aqui. Tudo foi solucionado pelos jogadores porque receberam e assimilaram o que foi passado — declarou.
Roger também falou sobre a maneira como quer que o seu Grêmio jogue. No sábado, a equipe tentou reproduzir muitas daquelas ideias que foram marcas da passagem anterior pela Arena, entre 2015 e 2016. Apesar disso, o treinador deixou aberta a possibilidade de mudar a forma de atuar do time no decorrer do trabalho, até mesmo no Gre-Nal de sábado.
— Vai depender muito do contexto, do andamento do processo e da adaptação dos jogadores a diferentes modelos. Na minha trajetória como treinador também trabalho outras formas de jogar dependendo do adversário e do contexto, mas gostei do que vi hoje, de um time mais leve. Tive pouco tempo para trabalhar. Foi apenas uma sessão de treino, mas quando se trabalha com atletas inteligentes já surge efeito. Tudo vai depender do andamento e do tempo para desenvolver modelos diferentes — afirmou.
Sobre o Gre-Nal, o técnico rechaçou qualquer possibilidade de preservar jogadores pensando no confronto com o Mirassol, pela Copa do Brasil, marcado para três dias depois do clássico.
— Como vou dizer que irei preservar no clássico chegando com uma semana? Aí tiram meu rim. Nós iremos com o que temos de melhor — sentenciou.
Um dos destaques da goleada gremista foi o atacante Rildo, que marcou um belo gol, além de ter mostrado boas ações ao longo da partida. Como Ferreira não deverá ter condições de atuar no Gre-Nal, a tendência é de que ele seja mantido para o clássico no Beira-Rio.
— É um sentimento de muita felicidade por fazer o meu primeiro gol com a camisa do Grêmio. Quem me acompanha sabe que a luta é grande. Quero agradecer ao Roger pela confiança. Ele deixou o pessoal ali da frente muito solto. Vínhamos de um resultado negativo. Colocamos a cabeça no lugar e fizemos o dever de casa. Vencer antes do Gre-Nal é muito importante para o nosso crescimento na competição — disse o garoto na saída do gramado.
O elenco do Grêmio recebeu folga no domingo e na segunda-feira. A reapresentação será na terça-feira. Com a semana inteira para treinar, Roger Machado adiantou que irá aproveitar para observar garotos que não estão no plantel principal. O vice de futebol Dênis Abrahão afirmou que esse processo será feita antes de o clube ir ao mercado em busca de reforços.
— Ele (Roger) gostou do plantel. Sabemos que temos carência e trabalharemos nisso. Só que temos um grande plantel, temos jogadores que precisam ser melhor observados. Não podemos sair e contratar a rodo, até porque não temos dinheiro. Se formos contratar, serão ações de empréstimo e pontuais. Primeiro, o Roger irá conhecer todo o nosso plantel e depois conversaremos se há necessidade de ir ao mercado ou não. Até ontem ninguém conhecia alguns jogadores que estavam hoje. Nós não temos essa pressa que querem colocar em nós. Temos convicção. Não temos dinheiro para ir ao mercado e isso a torcida precisa entender — citou.
Semana Gre-Nal é sempre de dúvidas. No Grêmio, elas começam no gol com a definição do novo goleiro titular e passam pelo meio-campo, onde Thiago Santos voltará a ficar à disposição depois de cumprir suspensão, mas não tem o retorno garantido em razão do bom rendimento do trio formado por Villasanti, Bitello e Gabriel Silva no setor. No ataque, Diego Souza é presença certa com Janderson e Rildo esperando a manutenção na equipe. Mas é Gre-Nal e surpresas sempre podem aparecer de última hora.