A quarta-feira será decisiva para as Gurias Gremistas. Às 15h30min, elas enfrentarão o Flamengo buscando uma vaga na final da Supercopa do Brasil. O duelo será realizado no Estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, com transmissão da Globo para todo o Brasil.
Como prevê o regulamento, o embate será em jogo único. Portanto, quem vencer avança. O perdedor se despede da competição. E, em caso de empate, a disputa será nas penalidades máximas.
Para buscar o triunfo, as Gurias Gremistas contarão com uma atleta que conhece bem o rubro-negro: a atacante Dani Ortolan. Ela chegou ao Tricolor nesta temporada, depois de passagem pela equipe carioca. Foram 30 jogos e 16 gols pelo Flamengo em 2021, que a sagraram como artilheira do time.
— Todas nós assistimos juntas ao jogo do Flamengo com o Esmac-PA e, a partir do momento em que vimos que (o adversário) seria o Flamengo, eu já fiquei numa expectativa enorme. Não consegui dormir direito, já estou ansiosa desde o apito final do árbitro. Eu sei que vai dar certo. Se eu fizer o gol, então, melhor ainda. Mas o mais importante é a nossa vitória. E é o que vamos buscar — disse Dani Ortolan em entrevista a GZH.
Na última sexta-feira (4), ela estreou pelo Grêmio. E precisou de apenas cinco minutos em campo para sofrer um pênalti e convertê-lo, ampliando a vantagem para 2 a 0 e garantindo a classificação do Tricolor.
— Desde o dia anterior, eu estava sentindo que faria o gol. Estava com a Pri (Back) e a Sinara no quarto e disse: "Estou sentindo que vou fazer um gol. Quando eu entrar, vou fazer o gol". E foi o que aconteceu. Fiquei muito feliz. Acredito que as meninas também ficaram bem felizes, porque trabalhamos muito. Já tínhamos a certeza de que sairíamos com a vitória, mas, do jeito que aconteceu, foi muito especial para mim. Estou realizada — relembra.
Agora, o Grêmio busca algo inédito desde a reabertura do departamento feminino: derrotar o Flamengo. Desde 2017, foram realizados apenas dois embates, que terminaram em tropeço e empate — 2 a 0 para o Fla, em 2020; e 1 a 1 em 2021. Ambos pelo Brasileirão A-1.
— Quero poder ajudar a minha equipe da melhor forma possível. Nós temos uma equipe muito nivelada, com jogadoras muito boas. Espero que, nesta temporada, a gente ganhe tudo. Vim para o Grêmio para ser campeã, por saber que é um time vitorioso — almeja a atacante.
Para o duelo, a técnica Patrícia Gusmão terá quatro desfalques: a lateral Sinara, que recupera-se de lesão, e a meio-campista Karla Alves, com estiramento muscular. Além das colombianas Jéssica Peña e Mónica Ramos que não foram regularizadas a tempo e, por isso, também não ficam à disposição.
Com isso, o provável time do Grêmio tem: Lorena; Lais Giacomel, Patricia Maldaner, Tuani e Jéssica Soares; Tchula, Pri Back e Rafa Levis; Luany, Caty e Lais Estevam (Dani Ortolan).
Se passar pelo Flamengo, o Tricolor enfrentará Corinthians ou Real Brasília na grande final. O duelo decisivo está previsto para 13 de fevereiro, às 10h30min.