A vitória e classificação do Grêmio diante do Cruzeiro, pela Supercopa do Brasil feminina, foi construída por atletas que marcaram pela primeira vez com a camisa tricolor. A zagueira Pati Maldaner, promovida da base, e Dani Ortolan, contratada nesta temporada, começaram o ano com feitos especiais, na noite desta sexta-feira (4).
No Estádio do Vale, o placar só saiu do zero a partir da etapa final de jogo. Aos 30 minutos, na bola parada com Rafa Levis, Pati Maldaner subiu mais alto que a defesa para cabecear no ângulo defendido pela goleira Rubi. Além de abrir o caminho para a vitória, a defensora teve a oportunidade de viver a emoção de marcar como profissional.
— Fiquei muito feliz. A gente buscou, trabalhou durante o jogo todo e eu consegui fazer o gol no segundo tempo. Era algo que eu estava buscando muito, ainda não tinha marcado com a camisa do Grêmio, e o gol veio no momento certo — destacou a zagueira após a classificação.
Pati chegou ao elenco no final de 2020 para integrar as categorias de base, na formação da equipe sub-18. No ano passado, passou a receber chances no principal. As atuações também renderam convocação pela Seleção feminina de base.
A partida que deu a oportunidade ao time de Patrícia Gusmão de seguir sonhando com o primeiro título da temporada, também teve a marca de uma estreante: Dani Ortalan. A camisa 19, que tinha acabado de entrar no jogo, sofreu pênalti e ela mesma converteu. A atacante chegou nesta temporada após ser contratada junto ao Flamengo, e logo na estreia, o primeiro gol.
Com a vaga assegurada nas semifinais, o Tricolor agora aguarda a definição do próximo adversário, que será definido neste domingo (6), às 10h30min, no confronto entre Flamengo e Esmac-PA. A disputa por um lugar na final está marcada para 9 de fevereiro.