As Gurias Gremistas estrearam com vitória e classificação na temporada 2022. Com gols marcados pela zagueira Pati Maldaner e pela atacante Dani Ortolan, a equipe eliminou o Cruzeiro na noite desta sexta-feira (4), no estádio do Vale, garantindo a classificação para a próxima fase da Supercopa do Brasil feminina.
Com a vaga assegurada nas semifinais, o Tricolor agora aguarda a definição do próximo adversário, que será definido neste domingo (6) às 10h30min, no confronto entre Flamengo e Esmac-PA. A disputa por um lugar na final está marcada para 9 de fevereiro.
A estreia das Gurias Gremistas começou com um grupo de jogadoras bastante modificado em relação ao do ano passado. Dezesseis atletas deixaram o clube e 10 novas contratações chegaram. Na primeira formação, quatro reforços começaram como titulares: Tuani, zagueira, Jéssica Soares, lateral-esquerda, e as atacantes Luany e Caty. A comissão técnica lidera por Patrícia Gusmão iniciou o ano pressionada. O rendimento na Supercopa servirá como quesito de avaliação para a sequência de trabalho.
Do lado adversário, duas jogadoras eram conhecidas do futebol gaúcho. Isa, titular, de forma improvisada, na lateral-esquerda do Cruzeiro, atuou com a camisa do Grêmio na temporada passada. No meio-campo, Mari Pires foi contratada pelo clube mineiro junto ao Inter. Justamente dos pés dela veio a jogada da primeira conclusão do jogo.
Aos 4 minutos, Mari Pires aproveitou o erro na saída da defesa do Grêmio e encontrou Rita Bove, o chute forte acertou a trave defendida por Lorena, goleira gremista e da Seleção Brasileira. A resposta tricolor veio na bola parada cobrada por Rafa Levis na entrada da grande área, mas a finalização saiu à direita do gol de Rubi.
Responsável pela bola parada tricolor, Rafa Levis quase anotou sua primeira assistência na temporada. Na cobrança de falta pelo lado direito de ataque, levantou a bola na medida para Jéssica subir e cabecear. A conclusão acertou o travessão, chegou a quicar em cima da linha, mas não entrou, impedindo que o zero saísse do marcador, aos 20 minutos.
Em chutes de longa distância, o Cruzeiro obrigou a goleira Lorena a trabalhar. A finalização mais clara veio na jogada trabalhada por Vanessinha, que arrancou pelo lado direito e fez boa finta sobre a defensora gremista. No cruzamento para trás, encontrou Rita Bobe, que finalizou na entrada da área, e a camisa 1 do Grêmio espalmou.
O time gaúcho tentava chegar ao ataque em jogadas rápidas pelos lados do campo, especialmente com Luany e Rafa Levis, mas pecava no último passe, permitindo a retomada da posse pela equipe mineira. Entre as chances criadas com chutes de curta e longa distância, Rafa Levis foi quem conseguiu somar mais conclusões a favor do Grêmio. Antes do intervalo, a camisa 10 aproveitou a cobrança de escanteio e dentro da pequena área, concluiu. A bola foi defendida por Rubi, sem rebote.
A etapa final no estádio do Vale começou com muitas faltas e poucas conclusões. Aos 11 minutos, o Cruzeiro levou perigo. Na entrada da grande área, Vanessinha, de perna direita, chutou forte em direção ao gol. A bola desviou na defesa do Grêmio e quase foi parar no ângulo de Lorena.
Para ajustar o setor ofensivo, Patricia Gusmão colocou uma atacante na vaga de uma volante: entrou Cássia no lugar de Tchula, aos 12 minutos. As mudanças fizeram com o Grêmio ficasse mais no campo de ataque e próximo à área adversária, mas sem conclusões que lavassem perigo. Se jogando mais ao ataque, o Tricolor também deixava brechas em sua defesa. Aos 19 minutos, no erro da defesa, Marília venceu a marcação e chegou dentro da área finalizando. A bola ficou nas mãos de Lorena.
Aos 21 minutos, a torcida do estádio do Vale quase soltou o grito de gol na conclusão de Cássia. A nova contratada do Grêmio avançou pelo lado esquerdo e fuzilou em direção à meta. A bola passou raspando a trave direita de Rubi. Mas não demorou muito para as redes balançarem. Aos 30 minutos, com a especialista em bola parada tricolor, Rafa Levis cobrou com categoria a falta na entrada da grande área. A zagueira Pati Maldaner apareceu como artilheira para cabecear e vencer a defesa, acertando o ângulo da goleira Rubi e colocando o Grêmio em vantagem.
Na reta final de partida, o Cruzeiro ainda tentou sua última jogada com Rita Bove, que tentou a conclusão na jogada de Vanessinha. A goleira Lorena ficou com a bola. O Grêmio ainda teve duas alterações ao fim de jogo com as saídas de Laís Estevam e Jéssica e as entradas de Dani Ortolan e Gabizinha.
Já nos acréscimos, Dani Ortolan, que acabara de entrar, sofreu pênalti. A própria camisa 19, contratada junto ao Flamengo, foi para cobrança e converteu no ângulo superior direto da goleira Rubi. Placar final: Grêmio 2 a 0 no estádio do Vale e classificado às semifinais da Supercopa feminina.
SUPERCOPA FEMININA - QUARTAS DE FINAL - 4/2/2022
GRÊMIO (2): Lorena; Lais Giacomel, Patricia Maldaner, Tuani e Jéssica Soares (Gabizinha); Tchula (Cássia), Pri Back e Rafa Levis; Luany (Dani Barão), Caty e Lais Estevam (Dani Ortolan).
Técnica: Patrícia Gusmão.
CRUZEIRO (0): Rubi; Nine, Gabi Arcanjo, Joice (Mariana Pires) e Isa Fernandes; Robinha (Janína), Mari Pires (Karen), Rafa Andrade; Rita Bove, Marília e Vanessinha.
Técnico: Rodrigo Campos
GOLS: Patrícia Maldaner (G) aos 30'/2°T e Dani Ortolan (G) aos 47'/2°T.
CARTÕES AMARELOS: Jéssica Soares e Caty (G). Isa Fernandes, Robinha e Rafa Andrade (C).
ARBITRAGEM:Rafael Rodrigo Klein, auxiliado por Maíra Mastella Moreira e Estefani Adiati Estrela da Rosa.
LOCAL: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo.