Maicon assinou com o CRB e será adversário do Grêmio no Brasileirão Série B. O Tricolor enfrentará o time alagoano na quinta e na 24ª rodada da competição.
Essa, porém, não será a primeira vez que um ídolo, como é o caso do capitão do penta gremista na Copa do Brasil, enfrenta o clube no seguimento da carreira.
GZH lembra reencontros do Grêmio com cinco ídolos do clube:
Luan
Rei da América em 2017 e um dos nomes mais importantes do Grêmio nas conquistas da Copa do Brasil, Libertadores e Recopa Sul-Americana mais recentes, Luan caiu de rendimento nos anos seguintes e foi negociado com o Corinthians em 2020. O reencontro ocorreu em 15 de agosto daquele ano, em Porto Alegre, em um empate sem gols pelo Brasileirão. Luan teve uma boa atuação e foi substituído aos 35 minutos do segundo tempo.
Pedro Rocha
Decisivo na final da Copa do Brasil 2016, quando marcou dois gols no jogo de ida diante do Atlético-MG, Pedro Rocha deixou o Grêmio na metade de 2o17 e ainda pôde colaborar com o início da campanha do título da Libertadores. Em 2019, o atacante retornou ao país para jogar no Cruzeiro, por empréstimo.
O reencontro com o Tricolor ocorreu em 8 de setembro daquele ano, quando os gremistas venceram por 4 a 1 em Belo Horizonte e ajudaram a afundar os cruzeirenses, que terminaram rebaixados no Brasileirão. Rocha entrou aos 30 minutos do primeiro tempo no lugar de David voltou a encontrar o Grêmio em 2021, quando marcou dois gols na vitória do Athletico-PR por 4 a 2 pela Série A.
Roger
Multi-campeão pelo Grêmio nos anos 1990, Roger deixou o Grêmio em 2003 para atuar pelo Vissel Kobe, do Japão. O retorno do agora técnico ao Brasil ocorreu três anos depois, quando desembarcou no Rio de Janeiro para atuar pelo Fluminense. O reencontro com o time gremista ocorreu em 20 de maio de 2007, no Estádio Olímpico. O Grêmio venceu o Flu por 2 a 0, com gols de Carlos Eduardo e Tuta, na segunda rodada do Brasileirão.
Paulo Nunes
Na mesma época de Roger, Paulo Nunes foi protagonista do Grêmio nos títulos da Copa Libertadores de 95, Brasileirão de 96 e Copa do Brasil de 97. No ano seguinte, o diabo loiro deixou o Olímpico para atuar no Benfica-POR.
A trajetória em terras lusitanas durou pouco, no entanto, e o atacante retornou ao Brasil para atuar no Palmeiras. Fazendo valer a lei do ex, seu reencontro com os gremistas ocorreu no empate em 1 a 1, em Porto Alegre, em 29 de agosto de 1998. Paulo Nunes anotou para o Palmeiras, enquanto Zé Alcino fez o gol Tricolor.
Danrlei
A geração vencedora do Grêmio nos anos 1990 também contava com um goleiro formado pelo clube e que fez a diferença em momentos decisivos. Danrlei estreou pelo Tricolor em 1993 e permaneceu no clube até o final de 2003. No ano seguinte, se transferiu para o Fluminense.
Quis o destino que sua estreia fosse justamente contra o Grêmio, em confronto pela Copa do Brasil, no Maracanã. Danrlei vibrou bastante com os dois gols de Romário para o Flu, porém não conseguiu evitar os gols de Claudiomiro e Christian, que garantiram o empate gremista em 2 a 2.