O dia 14 de fevereiro de 2008 está intimamente ligado ao dia 14 de fevereiro de 2022, esta segunda-feira. Pode parecer mentira, mas há 14 anos Vagner Mancini era demitido pela primeira vez pela direção do Grêmio depois de seis partidas no começo daquela temporada. A história se repetiu. O treinador sucumbiu às más atuações do começo de Gauchão, apesar de líder, e foi mais uma vez mandado embora pelos dirigentes do Tricolor. Mais uma semelhança? Novamente invicto na temporada.
Na ocasião, Mancini foi demitido após a vitória contra o Jaciara, pela Copa do Brasil, fora de casa por 1 a 0, resultado que obrigou o Tricolor a jogar o jogo de volta, no Olímpico. O mau desempenho, assim como o de agora, fez com que, à época, Paulo Pelaipe, então diretor de futebol do clube, demitisse o treinador. Logo depois do jogo no Mato Grosso, em 2008, o dirigente havia dito que cobraria os jogadores e o treinador sobre a atuação:
— A vitória foi injusta. O adversário se entregou, teve garra, e nossa equipe achou que poderia ganhar a qualquer momento. Vamos conversar internamente, tínhamos de ter outra dinâmica.
A invencibilidade de Mancini no Grêmio em 2008 contou com quatro vitórias e dois empates, em seis jogos, um aproveitamento de 77,7%. O Tricolor havia estreado com vitória contra o 15 de novembro, empatado com o Sapucaiense, vencido o Santa Cruz, ficado na igualdade com o Caxias, vencido o Novo Hamburgo e batido o Jaciara na Copa do Brasil.
No atual cenário, Mancini estava em sua segunda passagem pela equipe gaúcha e comandou o time em 18 partidas, com nove vitórias, três empates e seis derrotas (aproveitamento de 55,55%). O treinador, que ficou pouco mais de quatro meses no cargo, foi anunciado no dia 15 de outubro para substituir Luiz Felipe Scolari, demitido após uma derrota contra o Santos, na Vila Belmiro. No Gauchão de 2022, o técnico comandou o time em quatro jogos: três vitórias e um empate, um total de 83% de aproveitamento. Nas outras duas partidas do Estadual, o Grêmio atuou com o time de transição, com o técnico César Lopes.
Com a temporada já em curso, o Grêmio terá de ir ao mercado em busca de um treinador para a sequência do ano. Roger Machado, ex-lateral e treinador do Tricolor, é o favorito para ser anunciado como novo comandante da equipe que disputará a Série B, a Copa do Brasil e o Gauchão em 2022.