As categorias de base de um clube são grandes fontes de recursos, tanto técnicos, quanto possivelmente financeiros. No caso do Grêmio não é diferente. É lá que os maiores expoentes são lapidados para chegarem ao elenco profissional da equipe.
No elenco gremista para a temporada de 2022, alguns atletas já disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição de maior relevância do cenário da base no Brasil. O torneio, que está sendo disputado no Estado paulista, reúne inúmeros times a nível nacional. Na última edição, em 2020, o Grêmio foi vice-campeão, perdendo a final nos pênaltis para o Inter.
O Tricolor, que busca o inédito título da Copinha, avançou para a segunda fase da competição na edição atual e joga, nesta quarta-feira (12), contra o Santa Cruz. Depois do término deste torneio, novos atletas podem ser integrados ao plantel do técnico Vagner Mancini. GZH selecionou atletas do atual elenco que disputaram a Copinha. Confira:
Adriel
Terceiro reserva na hierarquia de goleiros do Grêmio, o atleta de 20 anos disputou a Copa São Paulo de 2020 pelo clube. Era o titular da meta gremista na campanha do vice-campeonato, quando o Tricolor foi derrotado pelo Inter na final. Fez nove jogos pelo torneio e sofreu quatro gols.
Felipe Scheibig
Quarto goleiro do Grêmio atualmente, o atleta de 21 anos era o reserva de Adriel na disputa da Copa São Paulo de 2020. Não entrou em nenhum jogo.
Brenno
Disputou a Copa São Paulo de 2016 pelo Desportivo Brasil, clube do interior paulista, quando tinha apenas 16 anos. Teve bom desempenho e chamou atenção do Grêmio, que o contratou na temporada seguinte. Pelo time gaúcho, porém, não disputou o torneio.
Gabriel Grando
Titular da meta gremista em boa parte de 2021, Gabriel Grando foi o goleiro do Grêmio na Copa São Paulo de 2019, quando a equipe foi eliminada nas quartas de final pelo Corinthians. Disputou sete jogos, com cinco gols sofridos.
Nicolas
Recém-chegado ao Grêmio, o lateral-esquerdo Nicolas foi titular do Athletico-PR na Copa São Paulo de 2016. A equipe paranaense foi eliminada na segunda fase pelo Juventude.
Rodrigues
Disputou a Copa São Paulo de 2017 pelo Cruzeiro. Foram três jogos como titular e um gol nas oitavas de final, contra o Flamengo, na partida em que o time mineiro foi eliminado ao perder por 2 a 1 para os cariocas.
Fernando Henrique
O volante gremista disputou a Copa São Paulo em 2019 e 2020. Em ambas, ele foi titular. Em 2019, foram sete partidas até a eliminação tricolor nas quartas de final, ao perder para o Corinthians por 2 a 1. Em 2020, ele disputou seis partidas da campanha do vice-campeonato, já que ficou dois jogos fora por suspensão — incluindo a final.
Jean Pyerre
Outro que disputou por dois anos seguidos a Copa São Paulo pelo Grêmio. Foi titular da equipe em 2016, mas ficou de fora do jogo da eliminação, contra o Ituano, pela terceira fase. Em 2017, era reserva do time comandado por Beto Almeida, que foi eliminado na segunda fase pelo Mirassol.
Lucas Silva
Foi titular do Cruzeiro em todos os jogos da Copa São Paulo de 2011, mas perdeu o pênalti na decisão da vaga diante do Flamengo, pela segunda fase, e viu sua equipe ser eliminada do torneio.
Pedro Lucas
Disputou a Copa São Paulo de 2020 pelo Grêmio. Iniciou a competição na reserva, mas ganhou a posição na terceira rodada e não saiu mais do time. Foi um dos destaques da equipe na campanha do vice-campeonato.
Victor Bobsin
Era titular da equipe na Copa São Paulo de 2018, quando o Grêmio foi eliminado na terceira fase pelo Goiás. Atuou nas cinco partidas do time na competição.
Elias Manoel
Foi titular em todos os jogos, principal destaque e artilheiro do Grêmio na competição em 2020, com seis gols marcados em nove partidas. Diferentemente de hoje, em que tem atuado como centroavante, ele foi extrema pela esquerda naquela Copinha. Logo depois, foi promovido ao grupo de transição.
Ferreira
Reserva da equipe na Copa São Paulo de 2017, Ferreira entrou no segundo tempo nos quatro jogos que a equipe gaúcha disputou no torneio naquele ano. Porém, não marcou nenhum gol.
Janderson
Disputou duas vezes a Copa São Paulo — em 2018 e 2019. Na primeira, atuava pelo Joinville e marcou dois gols. Assim, chamou atenção do Corinthians e esteve na Copinha pelo segundo ano seguido. Foi titular da equipe paulista nos oito jogos do torneio, mas acabou substituído em todos. Não marcou nenhum gol.
Jhonata Robert
Camisa 10 do Grêmio na Copa São Paulo de 2019, o meia-atacante participou dos sete jogos da campanha gremista na competição. Marcou dois gols, ainda na primeira fase, contra Lagarto-SE e Oeste. Apesar da eliminação da equipe nas quartas de final, diante do Corinthians, Jhonata Robert chamou atenção e foi alçado ao grupo de transição logo depois.