O Grêmio estreou com vitória por 2 a 0 diante do Mixto, do Mato Grosso, na noite desta segunda-feira (3), pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida foi realizada no estádio Zezinho Magalhães, em Jaú, e os gols foram marcados pelos atacantes Kauan Kelvin, ainda no primeiro tempo, e Zinho, no último lance. Com o resultado, o Tricolor fica na liderança do Grupo 10 da Copinha, à frente do Castanhal pelo saldo.
O técnico Luís Eduardo escalou o time em um 4-1-3-2, com apenas um volante e dois atacantes: Thiago Beltrame; Lucas Kawan, Gustavo Martins, Gustavo Marins e Cuiabano; Pedro Cuiabá, Rubens (Arthur Viana), Gabriel Silva (Lustosa) e Kaká (Zinho); Kauan Kelvin (Ronald) e Kevin Quejada (Messias).
Os primeiros minutos indicavam que o Grêmio controlaria a bola, mas teria dificuldade para ingressar na área adversária, já que o Mixto marcava forte. E assim foi.
A primeira finalização do jogo saiu aos nove minutos, de fora da área, com o lateral-direito Lucas Kawan. De perna esquerda, o garoto mandou uma bomba e a bola saiu rente à trave do goleiro Lucão. Quatro minutos depois, o Tricolor chegou a pedir um pênalti quando Lucas Kawan invadiu a área e foi calçado, mas foi marcado impedimento pela arbitragem.
Abaixo de muita chuva em Jaú no início da partida, o Grêmio tinha dificuldade de trocar passes e chegar próximo ao gol adversário. Por conta disso, a bola passou a ser rifada e o jogo se deu mais pelo alto do que pelo chão. Aos 23, o meia Gabriel Silva tentou surpreender o goleiro rival em chute de muito longe, mas mandou por cima, sem nenhum perigo.
O Tricolor teve mais uma chance aos 26, após falta sofrida por Kaká. Cuiabano jogou a bola na área, mas o goleiro Lucão afastou de soco. Aos 33, após belo passe de Gabriel Silva, Rubens ganhou na velocidade e bateu de fora da área, por cima do gol. O atacante também assustou o goleiro rival três minutos depois, quando fez um cruzamento e a bola bateu no travessão.
Mas quando o primeiro tempo se encaminhava para um final sem gols, o lateral Lucas Kawan fez cruzamento na medida para o atacante Kauan Kelvin, de apenas 16 anos, que apareceu entre os zagueiros para cabecear para o fundo do gol, aos 42 minutos. Foi um gol para coroar quem buscou o ataque no primeiro tempo, e mais ainda uma das principais promessas da base gremista.
— Sensação muito boa de poder fazer um gol com 16 anos numa competição tão grande. Dá uma pressão, mas é ter a cabeça no lugar, pé no chão, humildade, que tudo vai dar certo — disse Kauan Kelvin ao SporTV na saída para o intervalo.
Na volta para o segundo tempo, o Mixto tentou buscar mais o ataque. Aos quatro minutos, Baze arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. A cobrança do escanteio foi nas mãos do goleiro Thiago.
O Grêmio voltou a assustar o Mixto aos 11 minutos, quando Gabriel Silva deu bom passe para Lucas Kawan. Mais uma vez, o lateral-direito mostrou qualidade na finalização com a perna esquerda, que foi defendida por Lucão. No minuto seguinte, Rubens invadiu a área a dribles e, na hora de finalizar, bateu fraco, nas mãos do goleiro.
Aos 19 minutos, Luís Eduardo mexeu no time pela primeira vez. O treinador tirou Kauan Kelvin, autor do gol, e mandou a campo o volante Ronald. Na primeira participação no jogo, cometeu falta perigosa e levou cartão amarelo. Para sorte dele, Marco Antônio cobrou por cima do gol.
O Mixto teve mais uma boa chance aos 23 minutos, quando desperdiçou, Adônis perdeu a bola já na área tricolor. O Grêmio, em contrapartida, diminuiu o ritmo e passou a ter dificuldade para atacar. Até mesmo por isso, aos 27, entraram Zinho e Lustosa nas vagas de Kaká e Gabriel Silva.
O time gaúcho voltou a ser ameaçado aos 35, em cobrança de falta de longe batida por Carioca. O que era para ser um cruzamento foi em direção ao gol e obrigou o goleiro Thiago a espalmar para escanteio. Assim, Luís Eduardo fez as duas últimas trocas no time, com as entradas de Messias e Arthur Viana nos lugares de Kevin e Rubens.
No último lance do jogo, Zinho recebeu bom passe na área e bateu para marcar o segundo gol. Assim, o Tricolor passou à frente do Castanhal e assumiu a primeira posição do Grupo 10 pelo saldo de gols. O time paraense, inclusive, é o próximo adversário gremista na Copinha, às 19h30min de quinta-feira (6).