O Grêmio deu o pontapé inicial para a temporada 2022. Pelo menos, o time de transição, que se apresentou oficialmente no CT Luiz Carvalho e teve o primeiro dia de treino nesta segunda-feira (3). Caberá ao grupo formado por jovens representar o clube nas rodadas iniciais do Gauchão, enquanto os comandados de Vagner Mancini abrirão os trabalhos apenas no dia 10 de janeiro, iniciando atividades de pré-temporada.
— Falei para eles que vai ser a chance deles. Se forem bem, podem subir para os profissionais. Vai estar todo mundo olhando — contou o diretor de futebol Sérgio Vasques, que discursou para os meninos nesta manhã.
Ao todo, 28 atletas compõem o grupo que será treinado por César Lopes. Entre eles, alguns que voltam de empréstimo e serão observados pela comissão técnica, antes que o clube avance por novos reforços. Um destes casos é o lateral-direito Felipe Albuquerque, que disputou a última Série B pela Ponte Preta.
Até agora, foram anunciadas cinco contratações (Orejuela, Bruno Alves, Nicolas, Janderson e Diego Souza). O sexto seria o meia Martín Benítez, que ainda negocia para ser liberado por empréstimo pelo Independiente-ARG.
O Grêmio estreia no Gauchão no dia 22 de janeiro, contra o Caxias, em Porto Alegre. A intenção é que o time de transição atue por, pelo menos, mais duas rodadas, diante do Brasil-Pel, no Bento Freitas, e do São José, na Arena. Qualquer mudança de rota dependerá do desempenho dentro de campo.