Mais do que a vitória na estreia do Gauchão, a noite de quarta-feira (26) serviu como mais um apresentação para uma série de jovens do Grêmio. Uma reapresentação, em alguns casos. Contra uma equipe profissional e que iniciou sua pré-temporada em dezembro, os meninos da base gremista deram boa resposta e bateram o Caxias por 2 a 1.
Com Vagner Mancini acompanhando o jogo de um dos camarotes da Arena, o time formado com a base campeã do Brasileirão de Aspirantes de 2021 apresentou ao técnico suas qualidades em busca de uma oportunidade no grupo principal. O setor ofensivo terminou a noite com os principais destaques, mas também com uma das decepções da partida.
A principal boa notícia da noite foi Elias, que mostrou que merece mais chances para ser opção a Diego Souza. O centroavante teve uma oportunidade com a bola rolando e converteu. Também aproveitou para fazer o segundo, ao sofrer o pênalti, e converter o lance com um chute sem chances de defesa para Marcelo Pitol.
Autor da jogada do lance do primeiro gol, Rildo também deve ter conseguido a atenção de Mancini. Em busca de substitutos para Douglas Costa e Jhonata Robert, o técnico observou a atuação de destaque do meia-atacante que terminou o ano passado emprestado ao Brasil-Pel. Com bons dribles, o camisa 7 fez as principais jogadas ofensivas da equipe na partida.
— Pode contar com a gente aí, os guris vão representar bem. Agradecer pela minha volta, vou sempre dar o melhor por essa camisa — avisou Rildo ao final da partida, um dos destaques da noite.
A decepção da estreia ficou por conta de Pedro Lucas. O camisa 10 passou os últimos meses em busca de oportunidades com o grupo principal, mas não teve uma atuação que garanta essa chance. Apesar da técnica com a bola nos pés, o meia pouco criou além de um chute perigoso no primeiro minuto da partida. Questionado sobre o desempenho do jogador, o técnico Cesar Lopes citou que o meia acabou sacrificado em função do melhor funcionamento coletivo da equipe
— Quando a gente analisa um atleta, tem o contexto individual e o coletivo. Ele teve um comprometimento com as ações táticas. Se dedicou muito nesses quesitos — comentou.
A noite, no entanto, não foi de apenas reações positivas na Arena. Mesmo com a vantagem no placar, a parte do estádio que abrigava a principal torcida organizada do clube começou com gritos de protesto e ofensas, com citação direta ao presidente Romildo Bolzan.
— Essa relação com a torcida é importante. Esse pessoal que estava ali hoje na manifestação, decorre em relação ao custo do ingresso. Procuramos melhorar essa situação. Depende de uma ampla negociação, a direção atuará nesse sentido. Compreendo a fragilidade que temos pelo que aconteceu no ano passado. Essa mesma torcida foi contemplada com 200 ingressos gratuitos. Vamos manter essa relação cada vez mais aberta e digna — disse o presidente em entrevista coletiva após o jogo.
Se no intervalo o ritmo das música das arquibancadas foi de protesto, a noite terminou com festa. Após os gritos contra a direção os torcedores saudaram o time pela atuação e a vitória sobre o Caxias. Os jogadores que seguem na disputa do Gauchão se reapresentam nesta quarta-feira (27) para dar sequência no Gauchão. Com mais o jogo deste sábado garantido, às 16h30 contra o Brasil-Pel, a equipe pode seguir ganhando oportunidade em caso de mais resultados positivos.