O Grêmio comunicou no último dia 15 a intenção de não renovar os contratos de três jogadores que fizeram parte do grupo que caiu para a Série B: o lateral-esquerdo Cortez, o lateral-direito Rafinha e o atacante Diego Souza.
A medida foi anunciada após avaliações feitas pelo Conselho de Administração, que recomendou a não permanência do trio, especialmente pelo aspecto financeiro. Dos três, apenas Diego Souza interessava ao departamento de futebol, mesmo que os outros dois tenham manifestado vontade de seguir no Tricolor.
Mas uma reviravolta pode ocorrer nos próximos dias. Após avaliar o mercado e receber ofertas de jogadores para atuar no comando do ataque, o Grêmio passou a debater a tentativa de retomar os contatos com os represantes do jogador de 36 anos e tê-lo como centroavante pelo terceiro ano consecutivo.
A proposta para uma possível renovação Diego Souza deverá incluir uma redução salarial, já que um novo contrato seria assinado, além da inclusão de metas de participação em jogos e também de manutenção física. A pré-temporada de 30 dias que o grupo principal irá realizar a partir de 10 de janeiro é um dos trunfos do Grêmio para ter o atacante em forma.
Nesta quinta-feira (30), uma pesquisa interativa foi realizada durante o programa Sala de Redação da Rádio Gaúcha e 58% dos torcedores que votaram foram favoráveis à permanência do jogador na Arena.
Contratado em janeiro de 2020 a pedido do técnico Renato Portaluppi, Diego chegou a Porto Alegre com um contrato com salário relativamente baixo para os padrões da Série A e com algumas metas a serem atingidas. No final daquela temporada marcou 28 gols em 54 partidas e foi o principal artilheiro do futebol brasileiro, superando Gabriel, do Flamengo, que marcou 27.
A renovação acabou sendo automática e com uma valorização salarial, o que deixou o camisa 29 num nível mais próximo dos maiores vencimentos mensais do clube. Titular no começo de 2021, Diego Souza perdeu espaço com a chegada de Luiz Felipe Scolari, que indicou o colombiano Miguel Borja, e acabou sendo mais notícia por alguns questionamentos sobre sua condição física.
— Fenômeno, matador. Está um pouco pesado? Está, tem tudo isso. Mas ele (Diego Souza) é o cara, faz gol sempre. Ele está um pouquinho pesado, mas em uma semana perde esse pesinho. E se voltar a afinar, é difícil achar melhor que ele no Brasil — disse o vice de futebol Dênis Abrahão, após a estreia de Vagner Mancini contra o Juventude.
E com a chegada de Mancini ao clube em outubro, Diego Souza atuou nas 14 partidas disputadas pelo Grêmio e marcou sete gols, encerrando a temporada com 24 gols em 54 jogos, o que o colocou como um dos cinco maiores artilheiros do Brasil, atrás de Hulk (Atlético-MG), que marcou 36, Gabriel (Flamengo), com 34, e Olávio (Altético-CE) e Gilberto (Bahia), que terminaram com 26 gols, cada. Computados os dois últimos anos, Diego Souza marcou 52 gols em 105 atuações. Deu ainda 14 assistências.
Um possível conversa poderá acontecer após a virada do ano, já que o atacante está com sua família no Estados Unidos, onde passará os últimos dias de 2021. Após o anúncio gremista de que não renovaria o contrato, Sport e Vasco, clubes pelos quais ele já atuou, manifestaram interesse em contratá-lo para a disputa da Série B.