Apesar de projetar reformulação para a próxima temporada, o Grêmio deverá manter alguns jogadores do atual elenco para a disputa da Série B do Brasileirão. Oficialmente, o clube ainda não trata de renovações de contrato e negociações envolvendo chegada e saída de jogadores. Os primeiros movimentos deverão ser feitos a partir da confirmação de Dênis Abrahão como vice de futebol.
Com a manutenção de Abrahão e do diretor Sérgio Vasques, a probabilidade de permanência do técnico Vagner Mancini, que tem contrato até dezembro de 2022, é grande. E será esse trio que deverá montar o grupo de atletas que terá a missão de recolocar o Grêmio na Série A.
Da lista de jogadores que tem vínculo se encerrando neste ano, Cortez, Luiz Fernando e Léo Pereira não devem permanecer. Rafinha é outro que dificilmente seguirá, mesmo que tenha agradado no ambiente interno, já que além da idade tem um salário considerado alto para um clube que deverá reduzir sua folha de pagamento em, no mínimo, 50%.
Outro veterano, porém, é visto de forma distinta: Diego Souza, artilheiro gremista no Brasileirão, com 10 gols. Apesar de estar com 36 anos, ele é considerado uma liderança importante e tecnicamente um dos principais nomes do time.
A decisão sobre uma possível permanência do autor de 52 gols nas últimas duas temporadas dependerá do que ele pensa de seu futuro. Se o camisa 29 seguir atuando por mais uma temporada, já que chegou a manifestar o desejo de parar no final deste ano, ele receberá uma proposta para ficar na Arena.