Apesar da provável manutenção do vice de futebol Dênis Abrahão e do técnico Vagner Mancini, o Grêmio prepara mudanças no departamento de futebol e no grupo de jogadores. Um novo executivo será contratado para o lugar de Diego Cerri, e pelo menos 10 atletas devem ser liberados para outros clubes.
O presidente Romildo Bolzan Júnior já convidou oficialmente Dênis Abrahão para permanecer, e o dirigente confirmou que deseja manter o treinador. A avaliação é de que os dois fizeram o que foi possível na reta final do Brasileirão, já conhecem o grupo e têm os diagnósticos necessários sobre o que precisa ser feito na Série B em 2022.
As mudanças devem ocorrer nos profissionais de gestão do departamento de futebol e nos atletas. Além de Diego Cerri, o coordenador-técnico Marcelo Oliveira também não deve permanecer. A ideia é buscar um executivo de perfil "trabalhador, discreto e com conhecimento da realidade do clube".
No vestiário, a intenção da direção é realizar uma reformulação profunda. Atletas como Rafinha, Paulo Miranda, Cortez, Douglas Costa, Jean Pyerre, Borja, Diego Souza, Everton e Luiz Fernando não ficarão. A dúvida é se o clube tentará um acordo para rescisão de contrato (no caso daqueles que têm vínculos longos) ou se irá incluí-los em negociações.
O principal desafio será a contratação de reforços. O Grêmio buscará atletas para todos os setores, mas precisará adequar os investimentos à realidade da Série B, com previsão de queda de R$ 80 milhões em receitas.
— Temos uma previsão orçamentária. Foram discutidos dois cenários, Série A e Série B. Não vamos abrir mão desse orçamento e vamos ter de praticá-lo. É bem menor, vamos ter de readaptar nosso modelo de trabalho. Não vamos prometer sonhos, vamos ser realistas e vamos executar aquilo que for determinado pelo clube — declarou Dênis Abrahão.
Já o técnico Vagner Mancini deu detalhes sobre o perfil de atleta que pretende buscar, caso tenha a sua permanência confirmada.
— Eu vejo a montagem de elenco tem de ser de uma forma muito equilibrada, jogadores jovens com mais experientes, mais acostumados à divisão. Atletas de meia idade, que formem o grosso, que estejam acostumados às viagens longas, dentro da sua estrutura vai pesar. Você passa por um processo diferente, tem uma série de coisas que interferem na montagem do elenco, mas também do planejamento anual — opinou.
As primeiras medidas do Grêmio para 2022 devem ser anunciadas na próxima segunda (13).