O Grêmio enfrentará o São Paulo, nesta quinta-feira (2), na Arena, e terá sua última cartada para ter chances de permanência na Série A do Brasileirão. Antepenúltimo colocado, com 36 pontos, o Tricolor pode ser rebaixado com duas rodadas de antecedência, dependendo de uma combinação de resultados. Para este duelo, o técnico Vagner Mancini tem um grande problema em relação às duas laterais.
Na direita, Vanderson está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Rafinha foi punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da CBF, com um jogo de suspensão, pelas ofensas proferidas ao árbitro Sávio Pereira Sampaio, na derrota para o Palmeiras. O clube ingressou com um pedido de efeito suspensivo para tentar liberar o jogador.
Na esquerda, sem Cortez, suspenso pelo terceiro amarelo, a substituição será natural e Diogo Barbosa será escalado. Caso o STJD negue o pedido gremista em relação a Rafinha, Mancini terá que improvisar um volante ou um zagueiro no setor. As alternativas são Mateus Sarará, Ruan e Rodrigues, que já treinaram na função.
Douglas Costa e Campaz, que ficaram no banco de reservas diante do Bahia, devem começar a partida. Afinal, o confronto é encarado como tudo ou nada pelo lado do Tricolor gaúcho. Lucas Silva, que cumpriu suspensão automática em Salvador, voltará ao meio-campo. Já Jhonata Robert, destaque nas vitórias sobre Bragantino e Chapecoense, que cumpriu suspensão automática após ser expulso no jogo contra o Flamengo fica à disposição, mas como alternativa de banco.
Outra disputa está no ataque. Artilheiro do time na temporada, mesmo que não esteja no melhor de sua forma, Diego Souza tem a seu favor o retrospecto recente. Nos jogos em que Miguel Borja esteve disputando a janela de Eliminatórias para a Copa do Mundo, ele teve bons desempenhos e marcou gols. Já o atacante da seleção colombiana não teve boas atuações quando chamado, apesar de ter feito um gol no empate com o Flamengo.
O treinamento que será realizado nesta tarde de quarta-feira será decisivo para a definição do time, que também passará pela questão Rafinha e o pedido de efeito suspensivo feito pelo clube. A provável escalação tem: Gabriel Grando; Rafinha (Mateus Sarará ou Rodrigues), Pedro Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos e Lucas Silva; Douglas Costa, Campaz e Ferreira; Miguel Borja (Diego Souza).
Grêmio e São Paulo se enfrentam na quinta-feira às 20h, na Arena. Esta partida também marcará a volta da torcida gremista às arquibancadas.