O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou a audiência que julgará a invasão de campo por parte dos torcedores do Grêmio após a derrota para o Palmeiras na Arena. O caso do Tricolor estará em análise no plenário da órgão máximo da justiça desportiva na próxima segunda-feira (29). A equipe gaúcha responderá por desordem, invasão de campo e lançamento de objetos no campo. A sessão virtual está agendada para as 13h e terá transmissão ao vivo no site do STJD.
O procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, denunciou o Grêmio no com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de invasão de campo, e também no artigo 211, por "deixar de manter o estádio com estrutura necessária para garantir segurança". A pena prevista é de multa de até R$ 100 mil e perda de mando de uma a 10 partidas.
Mesmo antes do julgamento, o Grêmio já cumpre pena devido a uma liminar aceita pelo presidente do STJD. Por duas vezes, a direção gremista tentou derrubar a medida, sem sucesso até agora. Desde então, o Tricolor atuou por três vezes sem a presença de público na Arena (Fluminense, Bragantino e Flamengo).
Quem também será julgado na mesma sessão será o lateral-direito Rafinha. Ele foi denunciado por ter xingado a arbitragem no intervalo e ao término da partida. O lateral não jogou contra os paulistas pois cumpria suspensão pelo terceiro amarelo.