O elenco do Grêmio passará por uma reformulação em 2022. A direção avalia não apenas quais jogadores do elenco não seguirão no clube e as contratações a serem feitas. Atletas que voltam de empréstimo também serão reavaliados.
São sete nomes que passaram o ano longe da Arena e podem retornar para o grupo de jogadores de Vagner Mancini. A tendência é de destes, somente dois sejam aproveitados na próxima temporada.
Abaixo você confere o destino que o Grêmio deve dar a cada um deles:
Phelipe Megiolaro
Passou duas temporadas defendendo o Dallas FC, mesmo clube onde joga o zagueiro Bressan. Este ano assumiu a titularidade da equipe texana. Com o surgimento de Brenno e Gabriel Grando, não terá espaço no elenco tricolor. O departamento de futebol trabalha para emprestá-lo novamente.
Felipe Albuquerque
Rafinha não renovou. Vanderson deve ser negociado com o Brentford, da Inglaterra. Léo Gomes será reavaliado após mais de dois anos sem jogar pelo time profissional. Diante desse cenário na lateral direita, Felipe Albuquerque ganhará uma oportunidade no elenco principal. Disputou a Série B pela Ponte Preta, sendo escalado em 31 das 38 partidas da competição.
Juninho Capixaba
Do cofre gremista saíram R$ 6 milhões para tirar Juninho Capixaba do Corinthians, em 2019. O investimento não se pagou. Juninho foi emprestado ao Bahia, onde atuou como lateral-esquerdo, sua posição de origem, e também em uma linha mais avançada. Como tem salário de Série A, o Grêmio procura um interessado para emprestá-lo novamente.
Michel
Chegou sem alarde em 2017. Esteve no elenco campeão da América e foi titular contra o Real Madrid na final do Mundial. Nos últimos anos, tem sofrido com lesões. Foi emprestado ao Fortaleza e ao Vasco. Em São Januário voltou a se machucar e entrou em campo somente seis vezes na Série B. Seu destino é fora da Arena.
Matheus Frizzo
O meia de 23 anos coleciona empréstimos desde que se profissionalizou. Passou por Atlético-GO, Vitória e Botafogo. Possivelmente será emprestado pela quarta vez.
Isaque
Chegou a ser bastante utilizado na época de Renato Portaluppi em 2020. No ano seguinte, foi emprestado ao Fortaleza. Na sequência, vestiu a camisa do América-MG. Não deixou a sua marca na boa campanha dos mineiros este ano. Foi utilizado em apenas três jogos do Brasileirão. Está fora dos planos.
Patrick
Apesar das boas referências de quem o viu jogar na base, não conseguiu cavar o seu espaço no elenco profissional. Disputou a Série B pelo Brasil-Pel, mas foi utilizado somente em 10 partidas na Segunda Divisão. Entre os interessados de um novo empréstimo a ser promovido pelo Grêmio está o Caxias.
Rildo
Mais um jogador emprestado pelo Grêmio para o Brasil-Pel para a disputa da Série B. Não teve um desempenho que faça a direção confiar na sua permanência na Arena. O Juventude tem interesse em seu empréstimo.
Guilherme Azevedo
Esse ficará aos cuidados de Vagner Mancini. Atacante veloz, suas características são vistas como interessantes para a disputa da Série B, campeonato que conhece bem, já que foi emprestado ao Coritiba este ano.