A liminar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) que impede a torcida do Grêmio de ingressar em todos os estádios no Brasil já dura 19 dias, e o caso de invasão dos torcedores gremistas ao gramado da Arena após a derrota para o Palmeiras ainda não foi julgado pelo órgão.
O Tricolor trabalha em busca da reversão desta liminar para poder contar com o apoio da torcida na reta final de Brasileirão. Em entrevista ao programa Timeline, da Rádio Gaúcha, o presidente Romildo Bolzan esclareceu o que o clube vem fazendo em busca da liberação do público na Arena.
— A invasão de campo contra o Palmeiras resultou em duas ações, uma na esfera do judiciário estadual e outra no STJD, que fez um pedido de liminar para impedir o ingresso dos torcedores do Grêmio nos estádios. Depois da identificação dos 24 vândalos e dos procedimentos feitos pelo clube, fizemos um pedido de reconsideração que não foi atendido. Agora, estamos fazendo esse pedido novamente. Estamos fazendo de tudo para colocar a torcida de novo nas arquibancadas. Os 24 torcedores não podem ser algozes de 8 milhões. Quando existe a identificação, a orientação do Tribunal é de liberar o estádio — pontuou o mandatário tricolor.
Romildo comentou também a demora para que ocorra o julgamento do mérito. Um dia após os incidentes na partida contra o Palmerias, o procurador-geral do STJD, Ronaldo Piacente, denunciou o Grêmio com base no artigo 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de invasão de campo, e também no artigo 211, por "deixar de manter o estádio com estrutura necessária para garantir segurança". Desde então, o clube ainda não foi julgado.
—Não existe pauta determinada. Existem situações que ocorreram posteriormente e já foram julgadas. Isso nos causa um prejuízo. Não temos a mínima noção de por que não foi julgado ainda. Temos outras soluções para ajustar uma conduta para que não ocorra desequilíbrio técnico, estamos trabalhando em todas as frentes para que nosso associado possa voltar ao estádio. Estamos em prejuízo flagrante — observou.
Mesmo que o clube já tenha entrado com o pedido de reconsideração da liminar, o presidente aguarda a decisão do STJD para o confronto contra o São Paulo, no dia 2 de dezembro, pelo pouco tempo hábil que existe para o duelo contra o Flamengo, nesta terça.
O Grêmio entende que a torcida será fundamental na reta final de Brasileirão. A equipe ocupa a 18ª posição, com 35 pontos — quatro a menos do que o Juventude, último time fora da zona de rebaixamento.