A vitória contra o Fluminense, por 1 a 0, na terça-feira (9), deu ânimo ao Grêmio na luta contra o rebaixamento. Depois de quatro derrotas seguidas, o Tricolor voltou a conquistar os três pontos no Brasileirão. O time do técnico Vagner Mancini volta a campo no sábado (13), contra o América-MG, às 18h30min, em Belo Horizonte.
Se por um lado o Grêmio segue na penúltima colocação, com 29 pontos conquistados, a boa notícia é que o Tricolor viu a distância para a primeira equipe fora da zona de rebaixamento cair para sete pontos. Quem está na mira agora é o Bahia, que perdeu para o Flamengo, por 3 a 0, no complemento da 31ª rodada. Os baianos, no entanto, não jogarão no fim de semana, pois tiveram o encontro com o Atlético-MG adiado para 2 de dezembro.
Para seguir na luta contra a queda à Série B, além de bater os mineiros, o Grêmio terá de contar com resultados favoráveis dos adversários mais próximos na tabela. Confira abaixo os detalhes dos confrontos que interessam aos gremistas:
Atlético-GO x Santos (sábado, 19h)
Duelo entre duas equipes que ainda não se livraram do rebaixamento. O Santos, que vem de vitória sobre o Bragantino, é o 13º colocado, com 38 pontos. O Atlético-GO, na 15ª posição, com 37, vem de três derrotas. Para se afastar do Z-4, os goianos acertaram o retorno do técnico Marcelo Cabo.
São Paulo x Flamengo (domingo, 16h)
Os paulistas, que ocupam a 14ª colocação, com 38 pontos, não conseguem ter regularidade sob comando de Rogério Ceni. Desde que ele chegou, foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas. Neste caso, um triunfo dos flamenguistas ajudaria os gremistas.
Ceará x Sport (domingo, 19h)
Com 39 pontos, o time cearense parece ter se distanciado da luta contra o rebaixamento. Contudo, ainda não garantiu a pontuação necessária para garantir presença na Série A em 2022. No caso do Sport, 18º colocado, com 30, a situação é complicada, tal qual a do Grêmio. O clube teve apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas. Para o Tricolor, é melhor que os pernambucanos permaneçam ao alcance.
Chapecoense x Juventude (domingo, 19h)
Os resultados da 31ª rodada confirmaram o rebaixamento antecipado da Chapecoense à Série B. Já o Juventude, que derrotou o Inter, por 2 a 1, chegou aos 33 pontos e é a equipe mais próxima de deixar o Z-4. Desta forma, o Grêmio torce para os catarinenses brecarem a reação do time de Caxias do Sul.