O técnico Vagner Mancini poderá contar com Rafinha para o jogo deste sábado (13), contra o América-MG, em Belo Horizonte. O lateral-direito foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por conta de uma briga com o gandula, após a derrota para o Santos, na Vila Belmiro, ainda em outubro, e foi apenas advertido pela entidade.
O jogador havia sido denunciado no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), por "assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva", que previa a possibilidade de suspensão por até seis partidas.
— Caso simples. Ao atleta Rafinha preciso fazer algumas considerações. Atleta com carreira internacional, bem-sucedido e que tem que ter cuidado para não cair na provocação. Vejo como tipificada a conduta, acho que exagerou ao chutar a bola e não tenho como absolvê-lo. Condeno a uma partida de suspensão e converto em advertência — sentenciou o auditor Cláudio Diniz, relator do processo, sendo acompanhado de forma unânime pelos três auditores presentes e pelo procurador da Justiça Desportiva, Daniel Guerreiro.
Por outro lado, o gandula santista foi punido com suspensão de 15 dias por empurrar o atleta gremista.
Apesar de ter condições de jogo para este fim de semana, o experiente lateral deve voltar ao banco dos réus muito em breve, já que foi denunciado após a derrota para o Palmeiras, quando, mesmo suspenso, foi ao vestiário da Arena e teria ofendido a equipe de arbitragem. Este julgamento, contudo, ainda não tem data agendada para ocorrer.
Rafinha perdeu a titularidade para Vanderson na última rodada, contra o Fluminense. A tendência é que a escolha seja mantida para 31ª rodada do Brasileirão. No lado esquerdo, Cortez cumpriu suspensão e volta a ficar à disposição da comissão técnica. Antes de viajar à capital mineira, o Grêmio realizará mais dois treinamentos no CT Luiz Carvalho. Na tarde desta quinta-feira (11), a atividade servirá para definir a escalação.