O Grêmio recebeu, na tarde desta quarta-feira (27), a notícia de que poderá utilizar o setor da arquibancada norte em partidas do Brasileirão. O governo do Rio Grande do Sul deve oficializar, nas próximas horas, a permissão para torcedores ficarem em pé nos alambrados. Desta forma, o local mais popular da Arena estará permitido a partir do enfrentamento diante do Palmeiras. Porém, a medida não altera a capacidade total do estádio.
Segundo o clube, apenas 20% da área poderá receber público. Desta forma, cerca de 1.500 lugares serão colocados para venda visando o jogo. A área, que teve a permissão do Corpo de Bombeiros ampliada recentemente, pode abrir 7.608 pessoas após solicitação do Departamento do Torcedor Gremista (DTG).
A permissão é celebrada, já que inicialmente o decreto estadual que permitiu o retorno de torcedores aos estádios gaúchos vetava a presença em pé, e o setor não possui cadeiras. Nas três primeiras partidas com o mando gremista, contra Sport, Cuiabá e Juventude, o local esteve fechado.
A autorização não aumenta a capacidade total da casa do Tricolor. O protocolo no Rio Grande do Sul libera apenas 30% da capacidade do local, ou seja, 17.200 pessoas. O governo pretende analisar o aumento da presença de torcedores somente na próxima semana. O clube não projeta uma novidade no tema até o duelo diante do Palmeiras, agendado para domingo (31), às 16h.