A situação do Grêmio no Brasileirão é tão complicada que o time gaúcho precisa torcer também para que os resultados paralelos dos seus adversários lhe ajudem a permanecer na Série A da competição. O Tricolor já teve seis oportunidades de deixar o Z-4, mas fracassou em todas elas.
Na noite desta quarta-feira (27), três rivais direto na briga contra a Série B entram em campo em jogos atrasados da 23ª rodada. O Santos enfrenta o Fluminense, às 19h, na Vila Belmiro. A equipe paulista é a primeira na zona de rebaixamento, com 29 pontos, três a mais que o Grêmio.
No mesmo horário, mas na Fonte Nova, o Bahia joga contra o Ceará. O time baiano é o 15º, com 31 pontos e vem de quatro jogos de invencibilidade sob o comando de Guto Ferreira. Os cearenses estão uma posição na frente, com um ponto a mais.
O melhor dos cenários para o Grêmio seria o Santos perder e a partida entre baianos e cearenses acabar com derrota do Bahia ou empate. Assim, nenhum dos clubes abriria uma vantagem maior sobre os times da zona de rebaixamento.
O pior dos cenários seria que paulistas e o Bahia vencessem seus duelos. Assim, o Tricolor gaúcho ficaria com seis pontos a menos em relação ao primeiro clube fora do Z-4, necessitando, assim, de ao menos dois jogos para deixar a zona dos quatro últimos da tabela de classificação.
MELHOR CENÁRIO
Santos (29 pontos) x Fluminense (derrota do Santos, que permaneceria no Z-4)
Bahia (31) x Ceará (32) (empate ou derrota do Bahia)
PIOR CENÁRIO
Santos x Fluminense (vitória do Santos, deixaria o Grêmio a, no mínimo, cinco pontos do 16º colocado)
Bahia x Ceará (vitória do Bahia)