O Grêmio chega à sexta e última rodada da segunda fase do Brasileirão de Aspirantes precisando de uma vitória para se garantir na semifinal. Na quinta-feira (23), às 15h, o Tricolor vai a Florianópolis enfrentar o Figueirense. Segundo colocado do Grupo C, o time gaúcho ainda pode avançar caso o Corinthians, terceiro, com um ponto a menos, não vença o Ceará fora de casa.
Apesar de o jogo ser no Orlando Scarpelli, o Grêmio chega com amplo favoritismo. O Figueirense é o último colocado, com um empate e quatro derrotas nas cinco rodadas anteriores. Além disso, no primeiro encontro entre as duas equipes, em Eldorado do Sul, o time do técnico César Lopes venceu por 9 a 0.
O Tricolor também tem a possibilidade de passar na primeira colocação. Para isso, precisar ganhar do Figueirense e torcer por uma derrota ou empate do Ceará com o Corinthians. O time de Fortaleza lidera com 10 pontos, dois a mais do que os gaúchos, mas os gremistas levam vantagem nos critérios de desempate.
Caso passe em segundo, o Grêmio já sabe quem enfrentará na semifinal. O adversário será outro time cearense, o Fortaleza, que já garantiu o primeiro lugar do Grupo D. A equipe faz a melhor campanha da segunda fase, com cinco vitórias em cinco jogos.
Se conseguir a classificação com a liderança, o adversário gremista será Avaí ou Bahia. No momento, os avaianos estão três pontos à frente do Tricolor baiano. Na última rodada, o Avaí recebe o Fortaleza, e o Bahia encara o lanterna Bragantino em Salvador.
Todas as partidas da sexta rodada serão disputadas às 15h de quinta-feira.
A tabela
Grupo C
- 1º - Ceará (10 pontos)
- 2º - Grêmio (8 pontos)
- 3º - Corinthians (7 pontos)
- 4º - Figueirense (1 ponto)
Grupo D
- 1º - Fortaleza (15 pontos)
- 2º - Avaí (9 pontos)
- 3º - Bahia (6 pontos)
- 4º - Bragantino (nenhum ponto)
Jogos da rodada
Grupo C
- Grêmio x Figueirense
- Corinthians x Ceará
Grupo D
- Bahia x Bragantino
- Avaí x Fortaleza