O Grêmio venceu o Ceará por 2 a 0 na tarde desta quinta-feira (16), no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, pela quinta rodada da segunda fase do Brasileirão de Aspirantes. Com gols de Elias Manoel e Pedro Lucas, a equipe tricolor chegou aos oito pontos e segue na segunda posição do Grupo C, dependendo do resultado da última rodada para avançar às semifinais.
A partida marcou o retorno do lateral-direito Leonardo Gomes aos gramados após dois anos. Recuperado de lesões no joelho direto, ele foi escalado como titular e recebeu a braçadeira de capitão da equipe. Ficou por 67 minutos em campo até ser substituído por Thomas Luciano, aos 19 do segundo tempo, com atuação discreta.
Dentro de campo, o Tricolor teve dificuldade no início do jogo. O Ceará adiantou a marcação e complicou a saída de bola gremista, que até tentava algumas subidas pelos lados, mas não conseguia infiltrar na defesa do Vozão. As melhores chegadas, porém, saíam pela direita, na parceria de Léo Gomes, Pedro Lucas e Wesley.
A primeira finalização saiu apenas aos 17 minutos de partida, quando Elias Manoel roubou uma bola no campo de ataque e ela sobrou para Vini Paulista, que arriscou de fora da área. O problema é que o chute saiu fraco, para fácil defesa do goleiro do Ceará. Em seguida, Wesley recebeu pela direita e cruzou com perigo, mas a bola atravessou a área e ninguém apareceu para finalizar. O Grêmio ainda teve outra batida de Vini Paulista defendida pelo goleiro.
Aos 29 minutos, o Ceará criou a sua primeira boa chegada. Em contra-ataque, a equipe nordestina entrou espaço pela esquerda, às costas de Leonardo Gomes, e Jhoninha finalizou para fora, perto da meta defendida por Felipe. Depois, aos 38, novamente o Vozão explorou a esquerda de ataque e Jhoninha bateu forte, para boa defesa do goleiro gremista.
No final do primeiro tempo, o técnico César Lopes inverteu o lado dos extremas. Vini Paulista passou para a direita e Wesley, para a esquerda. Mas, na prática, quem chegou mais uma vez com perigo foi o Ceará, com o centroavante Cristiano, que parou na defesa tricolor.
Havia a expectativa de que Léo Gomes fosse substituído no intervalo, mas o lateral foi mantido em campo. Na primeiro ataque do Grêmio, aos cinco minutos, Pedro Lucas cobrou falta para dentro da área e o zagueiro Ericson cabeceou por cima do gol. Mas, no lance seguinte, aos sete minutos, Wesley lançou Elias, que invadiu a área e, cara a cara com o goleiro, mandou para o fundo das redes para abrir o placar.
O Ceará tentou dar uma resposta em finalização de fora da área. Mas, no ataque seguinte, o Grêmio trabalhou bem a bola e o camisa 10 Pedro Lucas recebeu na área e bateu firme para ampliar o marcador para 2 a 0 em Eldorado do Sul.
E o Tricolor queria mais. Aos 10, Elias recebeu na ponta esquerda e cruzou rasteiro para Vini Paulista, que furou em bola e perdeu uma grande oportunidade para transformar a vitória em goleada. Depois, foi a vez de Bitello arriscar de fora da área, mas a bola parou no goleiro do Ceará.
Os visitantes, que não haviam atacado no segundo tempo, finalizaram pela primeira vez aos 18 minutos com André Magno, para fora. E, no minuto seguinte, o técnico tricolor substituiu os dois laterais: Léo Gomes e Guilherme Guedes saíram para as entradas de Thomas Luciano e Thiago Rosa.
Mas, apesar das mudanças, o Grêmio seguiu no ataque. Aos 21, Wesley arriscou para fora. O Ceará, por sua vez, tentava chegar em bolas alçadas para a área tricolor e chutes de média distância.
Aos 29, Elias Manoel deixou o campo com dores para a entrada de Émerson. E o Ceará teve duas grandes chances, uma delas que passou tirando tinta da trave de Felipe. Aos 32, no entanto, o zagueiro Marcos Victor, do Vozão, foi expulso por falta dura em Émerson. Mesmo com um a menos em campo, o time cearense buscou o ataque e André Magno parou no goleiro Felipe.
Aos 40, entraram Mateo Velasco e Vitinho nos lugares de Pedro Lucas e Vini Paulista no time gaúcho. E o Grêmio quase fez mais um com Wesley e, depois, Bitello, mas desperdiçou. A grande chance, porém, foi do colombiano Velasco, que ganhou a disputa com a defesa e entrou livre na área, mas chutou em cima do goleiro André Luiz. O Tricolor ainda teve mais uma boa chegada com Vitinho, mas o árbitro encerrou a partida com a vitória gremista por 2 a 0 no retorno de Leonardo Gomes aos gramados.
Escalação do Grêmio
Felipe; Leonardo Gomes (Thomas Luciano, 19'/2ºT), Ericson, Emanuel e Guilherme Guedes (Thiago Rosa, 19'/2ºT); Gazão e Bitello; Wesley, Pedro Lucas (Mateo Velasco, 40'/2ºT) e Vini Paulista (Vitinho, 40'/2ºT); Elias Manoel (Émerson, 29'/2ºT). Técnico: César Lopes.