Miguel Borja foi contratado pelo Grêmio em 5 de agosto e fez sua estreia quatro dias depois. E foi uma primeira partida com o que se espera de um centroavante: gol, mesmo que pênalti, e que garantiu a suada vitória por 2 a 1 sobre a lanterna Chapecoense.
E nesses 47 dias em que está em Porto Alegre, o colombiano tem feito valer a pena a indicação do técnico Luiz Felipe Scolari, que o conhecia da época em que trabalhou no Palmeiras. Emprestado pelos paulistas por cerca de R$ 6 milhões até dezembro de 2022 e com opção de compra, Borja tem sido fundamental na batalha gremista contra o rebaixamento para a Série B. Olhando os números, é possível dizer que o camisa 9 foi decisivo na conquista de 12 dos 22 pontos conquistados (54,5%).
— Agradeço a toda a torcida, comissão técnica e diretoria. Fico agradecido ao Felipão por acreditar de novo em mim. Me ligou e fiquei muito contente, porque é um grande treinador. Para mim, é um orgulho trabalhar com ele — disse o atacante em sua primeira manifestação como jogador do clube.
Desde sua chegada, Borja participou de sete jogos no Brasileirão e marcou quatro gols. Assim com bateu o pênalti que decretou a virada e a vitória por 2 a 1 em sua estreia, foi dele o gol único na vitória contra o Cuiabá, em nova cobrança de penalidade. Mas o camisa 9 balançou as redes adversárias em outras duas oportunidades, ambas de cabeça. Ele abriu o placar nos 2 a 0 sobre o Bahia, no começo do segundo tempo, e foi o responsável pela vitória contra o Flamengo, no último domingo, no Maracanã: 1 a 0. Neste jogo ele ainda desperdiçou um pênalti, defendido por Diego Alves já nos acréscimos.
Centroavante típico, o jogador de 28 anos ainda tem sido titular da seleção colombiana nas Eliminatórias para a Copa de 2022: já marcou três gols, dois contra o Chile e um diante da Argentina.
— Estou pronto (para fazer história). Quando cheguei ao Palmeiras tinha só 23 anos. Agora estou mais maduro. Muitas coisas aconteceram e me ajudaram a melhorar. Agora é trabalhar e buscar fazer o melhor dentro do campo — comentou o jogador assim que foi apresentado pelo Tricolor.
Números de Borja pelo Grêmio no Brasileirão:
* Dados dos Footstats
- 7 jogos
- 517 minutos em campo
- 4 gols (0,57 por partida)
- 1 gol a cada 129 minutos
- Gol da vitória sobre o Flamengo
- Gol da vitória sobre a Chapecoense
- Gol da vitória sobre o Cuiabá
- Gol que abriu a vitória sobre o Bahia
- 1 cartão amarelo
- 1 pênalti desperdiçado
- 8 finalizações certas (1,14 por jogo)
- 12 finalizações erradas (1,71 por jogo)
- 79 passes certos (11,28 por jogo)
- 25 passes errados (3,57 por jogo)
- Nenhuma assistência para gol
- Dois passes para finalização
- 1 pênalti sofrido
- 12 faltas sofridas (1,71 por jogo)
- 12 faltas cometidas (1,71 por jogo)
- Nenhum impedimento