A vitória de 1 a 0 sobre o poderoso Flamengo, no Maracanã, animou a torcida do Grêmio. Com um aproveitamento de 60,1% desde a chegada de Felipão, o Tricolor está a um ponto de deixar a zona de rebaixamento. GZH consultou quatro colunistas e perguntou se o clube pode almejar algo mais que apenas permanecer na Série A para 2022. Confira:
Filipe Gamba, colunista de GZH
"Muita calma. Não é momento de euforia, por mais que a vitória sobre o Flamengo tenha sido emblemática do ponto de vista tático e emocional, o campeonato do Grêmio segue sendo o mesmo. Um campeonato particular para fugir da zona de rebaixamento. Caso consiga manter a evolução apresentada no Maracanã é bem provável que dentro de três rodadas o time esteja fora do Z-4 e, talvez, ambicionando algo maior na competição. Porém, por ora, a realidade é preocupar-se com a ponta de baixo da classificação".
Rafael Colling, apresentador e comentarista da Rádio Gaúcha
"Ganhar do Flamengo não significa que as coisas estão resolvidas. O ajuste do sistema defensivo vem ocorrendo, com uma marcação extremamente forte e competente no meio de campo, que prioriza a redução de espaços para o adversário. O Flamengo teve enormes dificuldades neste aspecto. No entanto, o Grêmio também tem que propor, tem que sair jogando com qualidade. E, neste caso, o ajuste ainda requer bastante trabalho. Encontrar o articulador não tem sido tarefa fácil. Este é o desafio para o restante do campeonato. O segredo é manter os pés no chão, seguir brigando para não cair para a Série B e, se der, ainda beliscar uma vaga na Sul-Americana".
Guerrinha, colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha
"O Grêmio deu mostras no Maracanã de que, em seguida, vai dar adeus à zona de rebaixamento. Onde pode chegar o Grêmio? Pelo equilíbrio que temos visto nesse Campeonato Brasileiro, ainda mais na parte de baixo da tabela, que está mais emocionante do que a parte de cima, se o Grêmio mantiver uma regularidade pode até sonhar com uma vaga na Copa Sul-Americana. Seria uma maravilha para quem hoje pensa em salvar o pescoço da guilhotina e, daqui a pouco, se vê premiado com uma vaga em uma competição internacional. Acho que o Grêmio pode chegar a uma Sul-Americana".
Luciano Périco, colunista de GZH e narrador da Rádio Gaúcha
"O Grêmio vai brigar para escapar do rebaixamento. Por mais que a vitória sobre o Flamengo seja uma marca importante no processo de recuperação da equipe de Felipão, o mais importante é manter todo o foco para se afastar do Z-4. A entrevista do treinador, após o triunfo no Maracanã, mostrou que ele tem total consciência de que é preciso manter os pés no chão. Se a ascensão continuar, uma vaga na Sul-Americana será um bônus importante".