Tudo tem seu ciclo e, muitas vezes, o final é registrado com tristeza. Paralelamente, fica o registro da mútua felicidade pelo período em que houve trabalho e dedicação intensos, além de empatia e vontade de vencer.
Ao mesmo tempo em que estamos perdendo um grande campeão como Maicon, a história do Grêmio ficará eternamente marcada pela sua passagem. Mais do que a seriedade do seu trabalho, há de se registrar a quantidade de títulos e vitórias obtidas.
Maicon é um profissional de muita responsabilidade, com perfil de vencedor por onde passa. O volante representou, com muita dignidade, a gloriosa camisa do Tricolor. Não economizou forças para levar o Grêmio a grandes conquistas: Gauchão, Libertadores, Copa do Brasul, Recopa Sul-Americana.
Ele ainda jogou 19 Gre-Nais. Perdeu somente dois. Não sei se Maicon parará de jogar, por conta da sua idade, mas seu currículo é imbatível. Por isso, terá sempre o pleno reconhecimento da nação tricolor. O clube o colocou na calçada da fama por inestimáveis serviços prestados à causa gremista.
Desejo que seja muito feliz no seguimento de sua atividade pessoal e profissional. A carta de despedida enviada ao torcedor do Grêmio é uma demonstração inequívoca de seu amor pelo clube e pela torcida. Estarás sempre marcado no coração tricolor.