No Rio Grande do Sul, existe uma supervalorização do clássico Gre-Nal, para o bem e para o mal. Se uma das principais rivalidades do Brasil, talvez a maior, determina trabalho de técnico como bom ou ruim, ela também tem o poder de transformar jogadores em heróis ou vilões. Maicon conseguiu vestir a capa do sucesso no Grêmio dentro deste contexto.
O fim de ciclo do jogador foi confirmado em uma rescisão com o Grêmio nesse dia 30 de agosto de 2021. Maicon chegou há seis anos, vindo do São Paulo, e fez parte de uma das sequências mais vitoriosas da história do Tricolor, com títulos de Libertadores e Copa do Brasil, por exemplo.
No entanto, o contexto gaúcho serviu para valorizar ainda mais a passagem de Maicon pelo Grêmio. Ele foi o capitão que rivalizou com D'Alessandro, ídolo no Inter e estatisticamente vencedor em Gre-Nais. Depois vieram as provocações a Rodrigo Dourado. Mas o principal está nos números do volante gremista, incomuns para a história do clássico.
Maicon disputou 19 Gre-Nais pelo Grêmio. Foram nove vitórias, oito empates e apenas duas derrotas. Um aproveitamento de 61,4%. No pacote, estão goleadas históricas, como a do 5 a 0 pelo Brasileirão de 2015 e a do 3 a 0 pelo Gauchão de 2018, além de dois títulos estaduais diante do rival (2019 e 2021).
As únicas derrotas do Grêmio para o Inter, com Maicon em campo, ocorreram na final do Gauchão de 2015 (2 a 1 no Beira-Rio) e no segundo turno do Brasileirão de 2020 (também 2 a 1 no estádio colorado).
O único gol marcado por Maicon em Gre-Nal ocorreu na decisão do segundo turno do Gauchão do ano passado. Na oportunidade, ele finalizou de cabeça, após passe de Diego Souza, para as redes de Lomba, no 2 a 0 na Arena. A partida marcou a despedida de Everton.
Números de Maicon em Gre-Nal:
- 19 clássicos
- 9 vitórias
- 8 empates
- 2 derrotas
- 1 gol marcado
- 61,4% de aproveitamento contra o Inter