Embora a rescisão de contrato com Maicon não estivesse no horizonte, o Grêmio não pretende ir ao mercado para repor a saída do camisa 8. O experiente jogador, considerado uma das lideranças do vestiário, pediu seu desligamento do clube, faltando quatro meses para o encerramento do vínculo.
Neste momento, o departamento de futebol avalia que os jogadores que Felipão dispõe podem dar conta do recado para o restante da temporada. Atualmente, seis volantes compõem o elenco principal. Além do recém-contratado Villasanti, o clube ainda conta com os experientes Thiago Santos e Lucas Silva, e os jovens revelados na base — Fernando Henrique, Victor Bobsin e Darlan, revelados nas categorias de base.
Há ainda os casos de Mateus Sarará e Jhonata Varela, que têm disputado o Brasileirão de Aspirantes, mas já realizaram partidas como profissionais. O primeiro deles, aliás, é apontado como um possível sucessor de Maicon pelas características de jogo e, durante os treinamentos com o grupo principal, havia sido "apadrinhado" pelo ex-capitão.
Outra leitura é de que o camisa 8 vinha sendo utilizado em uma função mais adiantada do meio-campo, como uma espécie de meia-armador. Para esta posição, o clube buscou recentemente o colombiano Campaz e ainda conta com Jean Pyerre.
Contratado em 2015, Maicon vestiu a camisa gremista por sete temporadas. Em 2021, contudo, não conseguiu ter sequência na equipe. Ao todo, foram 16 partidas, sendo a metade delas como titular desde o apito inicial.