![(Maxi Franzoi / Grêmio FBPA) (Maxi Franzoi / Grêmio FBPA)](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/9/3/6/0/0/9_1ace1a60f3760a5/900639_b1be03b589f8dd9.jpg?w=700)
Neste domingo (22), o Grêmio vai em busca da classificação para as semifinais no Brasileirão Feminino, diante do Palmeiras. O time de Patrícia Gusmão chega para a decisão, às 20h, no Allianz Parque, com uma vantagem após ter vencido o jogo de ida por 2 a 1.
A vaga para a próxima fase não significa apenas seguir sonhando com o título, mas carimbar a melhor campanha do clube no Brasileirão Feminino A-1. No ano passado, quando retornou para a elite, a equipe acabou caindo justamente nesta fase, para o Corinthians. Agora, a meta é alçar uma semifinal inédita. Confira três motivos para acreditar em uma classificação gremista:
Empate garante a classificação
Os gols marcados por Pri Back e Rafa Levis, no jogo de ida, garantem que o Grêmio embarque para São Paulo com a vantagem do empate para chegar à semifinal. No entanto, mesmo com o triunfo no estádio Vieirão, a disputa da vaga ainda segue em aberto.
O gol de desconto do Palmeiras, com Carol Baiana, permite, pelos critérios, que uma vitória simples por 1 a 0 leve a decisão aos pênaltis, sem prorrogação. O Tricolor só perderá a vaga no tempo normal se o time paulista vencer por dois ou mais gols diferença.
Quebra de invencibilidade do Palmeiras
![(Luiza Moraes / Staff Images Woman / CBF) (Luiza Moraes / Staff Images Woman / CBF)](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/6/7/8/0/0/9_9913e7249e3661f/900876_7103cb440cf66f2.jpg?w=300)
O resultado construído no primeiro jogo fez com que o Tricolor fosse o único time a bater o Palmeiras depois de uma invencibilidade de 17 jogos. O último tropeço tinha acontecido em 2 de dezembro de 2020, quando foi derrotado por 1 a o para o Corinthians e eliminado na semifinal do Paulistão Feminino.
Vale destacar que, na primeira fase, a equipe paulista foi a única invicta. Em 15 rodadas, foram 11 vitórias e quatro empates, com 45 gols marcados — melhor ataque — e 13 gols sofridos — melhor defesa.
Maturidade do elenco
No início da temporada, a técnica Patrícia Gusmão, em entrevista à Rádio Gaúcha, destacou que o perfil dos novos reforços era de jogadoras com mais rodagem e títulos na bagagem. A intenção era dar mais experiência ao grupo jovem, de muito talento, mas que precisava de algumas vivências para alcançar os resultados. A estratégica, ao que parece, vem dando certo.
Andreia Rosa, Maglia, Maiara, Nathane Fabem e Lais Estevam, que chegaram como reforços, foram buscando seus espaços no time e contribuindo com a mescla de jovens como Rafa Levis, que veio do sub-18, para construir uma campanha que vem se solidificando no campeonato.
![(Luiza Moraes / Staff Images Woman / CBF) (Luiza Moraes / Staff Images Woman / CBF)](https://www.rbsdirect.com.br/filestore/3/6/7/0/0/9_ac6c703f69e4d88/900763_748f92cab2cbca0.jpg?w=300)
Foram apenas os primeiros 90 minutos diante do Palmeiras, mas a postura diante da segunda melhor equipe do campeonato, que carregava a invencibilidade, apresenta mostras de que o time tem evoluído especialmente no quesito amadurecimento.
— Demos um passo importante. É o que eu tenho falado para elas (jogadoras) ainda temos mais 90 minutos. Desde o início do campeonato, temos encarado cada jogo como uma final. Isso nos trouxe muita maturidade. Estava na hora de darmos uma resposta, queremos mostrar mais uma vez, que o Grêmio veio ficar entre as melhores equipes do país — afirmou a técnica gremista após a vitória no jogo de ida.