As Gurias Gremistas abriram vantagem sobre o Palmeiras na decisão pelas quartas de final do Brasileirão Feminino. Neste sábado (14), o time tricolor venceu a equipe paulista pelo placar de 2 a 1, no estádio Vieirão, em Gravataí. Pri Back, de pênalti, e Rafa Levis, anotaram para a equipe de casa, enquanto Carol Baiana descontou para as visitantes.
Para a partida de volta no próximo domingo (22), às 20h, no Allianz Parque, um empate já garante a classificação para as gremistas. Além disso, a vitória do time de Patrícia Gusmão quebrou a invencibilidade do time paulista no torneio e de uma sequência de 17 jogos sem sofrer derrotas.
Os primeiros instantes começaram movimentados no estádio Vieirão. Apesar de iniciar rodando a área do Grêmio, a goleira do Palmeiras foi quem começou a trabalhar primeiro. Aos oito minutos, o Tricolor teve a conclusão no chute cruzado de Laís Estevam, mas a arqueira Jully fez a defesa.
A resposta do time paulista veio em dose dupla. Primeiro, com a conclusão de Ary Borges para defesa da goleira Lorena, titular na vaga de Raíssa que ficou no banco. Maria Alves tentou o gol de cobertura na sobra, mas a zagueira Patrícia apareceu para salvar para o time da casa.
Mas, aos 22 minutos, veio a oportunidade clara para o Grêmio abrir o placar, e o time não desperdiçou. A goleira palmeirense fez falta em Jane Tavares dentro da pequena área e a penalidade foi assinalada. Na cobrança, Pri Back converteu e abriu o marcador a favor do Grêmio, 1 a 0.
Com o ritmo movimentado, não demorou muito para o placar ser ampliado, desta vez, com o Palmeiras. Depois de a goleira gremista conseguir afastar a primeira conclusão, Bruna Calderan recuperou a posse dentro da pequena área, cruzou para o meio e Carol Baiana venceu a marcação, conseguindo o cabeceio para deixar tudo igual: 1 a 1.
Aos 36 minutos, Rafa Levis viu a posição de Jully adiantada e arriscou a conclusão da entrada do meio-campo. A bola passou por cima da meta, levando perigo ao gol do adversário. Com vantagem na criação das jogadas, o Grêmio conseguiu ser mais eficiente. Já nos minutos finais, o Tricolor voltou a ficar na frente do placar, em mais um lance de bola parada.
Aos 42 minutos, Rafa Levis bateu falta com qualidade do lado direito, Nathane fez o corta-luz e a bola acabou morrendo no fundo da redes sem tocar em ninguém. Belo gol da camisa 11 gremista, Rafa Levis, que chegou ao seu terceiro gol na competição. Fim do primeiro tempo com vitória por 2 a 1 para as mandantes.
A etapa final começou com o mesmo roteiro do primeiro tempo: os times criando chances de gol. Com o marcador contra, o Palmeiras tentava o seu segundo gol em jogadas de bola área, mas a zaga do Tricolor conseguiu afastar.
Aos 14 minutos, o Grêmio teve a primeira chegada no chute de Lais Estevam, artilheira da equipe com sete gols, mas a goleira Jully fez a defesa. Dois minutos depois, Duda obrigou a goleira Lorena a fazer grande defesa na conclusão de dentro da pequena área.
Aos 32 minutos, o jogo precisou ser paralisado após um choque de cabeça da goleira Lorena com Carol Baiana. A arqueira precisou receber atendimento médico e foi levada de ambulância do estádio Vieirão. Raíssa substituiu a companheira.
Já no minutos finais, Rafa Levis, que marcou o segundo gol do Tricolor, teve a oportunidade de ampliar a vantagem, mas o chute parou na goleira Jully. Ainda, nos acréscimos, o time paulista teve chance decisiva quando Ottilia saiu cara a cara com a Raíssa, mas a conclusão saiu por cima da meta. A goleira gremista ainda salvou a vitória do time no chute de longe de de Maria Alves, e na cobrança de falta de Julia Bianchi.
Com o resultado de 2 a 1, as Gurias Gremistas agora viajam para São Paulo com uma vantagem na bagagem. O jogo da volta vale uma classificação inédita para as semifinais.
Jogo da volta ocorrerá em São Paulo
A decisão da vaga ocorrerá no próximo domingo (22), às 20h, no Allianz Parque, em São Paulo. Com a vitória, o Grêmio precisa de um empate para avançar. Em caso de vitória simples do Palmeiras, a classificação será decidida nos pênaltis.
A equipe classificada deste confronto pegará o vencedor do duelo entre Inter e São Paulo.