A volta de Ferreira aos gramados está próxima de acontecer. O atacante de 23 anos, que não atua desde o dia 10 de julho, quando Grêmio empatou com o Inter, na Arena, está na fase final de sua recuperação e deve retornar a ficar à disposição de Luiz Felipe Scolari na partida contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.
Após ter tido diagnosticada uma lesão parcial do ligamento colateral medial do joelho direito, o atleta ficou realizando tratamento por mais de um mês junto ao Departamento Médico gremista. Durante o período, o jogador por pouco não deixou o clube para se transferir ao futebol dos Estados Unidos.
Com proposta do Atlanta United, Ferreira estava de malas prontas para ir disputar a Major League Soccer (MLS), entretanto, o time dos Estados Unidos não depositou o valor total da multa rescisória contratual do atleta com o Grêmio e, por isso, a negociação acabou não acontecendo.
Desde os rumores de saída, o clima entre Ferreira e Felipão não ficou bom. O comandante gremista chegou a relatar que o atleta ficou três dias sem ir ao CT Luiz Carvalho para fazer o tratamento fisioterápico. Após a resolução da polêmica e a permanência do jogador em Porto Alegre, o técnico gremista afirmou que o jogador estava totalmente reintegrado e que seria utilizado, após sua total recuperação.
— Ele sabe que é importante para nós. Ele sabe que gostamos de tudo que ele apresenta de futebol, mas queremos também que exista entre nós uma relação de cumplicidade. O Grêmio está de portas abertas. O Ferreira vai trabalhar conosco. Com a vontade que sempre teve, e com a disciplina que precisa ter. É um grande jogador e estamos felizes. Vamos esperar o dia a dia — pontuou Felipão.
Com a lesão de Alisson, se Ferreira tivesse condições poderia até mesmo voltar contra o Bahia, no sábado (21). Porém, como ainda está realizando trabalhos de recondicionamento físico no gramado do CT, o atleta voltará a ser opção na partida contra o Flamengo, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, na próxima quarta-feira (25), às 21h30min, na Arena.
Em 2021, Ferreira participou de 30 jogos do Grêmio e marcou 11 gols. Além disso, o atacante gremista deu sete assistências para seus companheiros.