O tão aguardado reforço para o meio-campo do Grêmio chegou a Porto Alegre. O colombiano Jaminton Campaz, 21 anos, desembarcou na Capital na madrugada desta quinta-feira (19), por volta das 0h30min, para assinar contrato com o clube gaúcho.
Campaz ainda não estará à disposição do técnico Felipão no confronto com o Bahia, sábado, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A expectativa da direção gremista é de que o colombiano possa ser inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF na próxima segunda-feira, sendo liberado para enfrentar o Flamengo, na próxima quarta, pela Copa do Brasil.
— Estamos trabalhando para colocá-lo à disposição, mas para esse fim de semana, ainda não. Esperamos que na segunda-feira possa estar no BID, por conta da burocracia. Em tese, deve ter condições de jogar com o Flamengo, se o professor Scolari assim desejar — disse Marcos Herrmann, vice de futebol do Grêmio, após a vitória sobre o Cuiabá, na Arena Pantanal.
O Tricolor pagará cerca de US$ 4 milhões (R$ 21 milhões) ao Tolima por 80% dos direitos econômicos do atleta. Os outros 20%, que são do próprio jogador, já haviam sido negociados diretamente com seus representantes.
Campaz pode jogar tanto centralizado quanto pelos lados no meio-campo. Ele é uma das maiores promessas do futebol colombiano e, inclusive, tem sido convocado pelo técnico Reinaldo Rueda para a seleção principal. Esteve na Copa América, e atuou por 28 minutos no empate em 0 a 0 com a Venezuela, em 17 de junho, no Estádio Olímpico de Goiânia.
O garoto estava afastado do time do Tolima desde que as negociações com o Grêmio se iniciaram, há cerca de duas semanas. Em três temporadas como profissional do clube colombiano, soma 88 jogos, 21 gols e 11 assistências.