Grêmio e Palmeiras se enfrentam nesta quarta-feira (7), às 19h, em São Paulo, pela 10ª rodada do Brasileirão. A partida marcará o reencontro das equipes após a decisão da Copa do Brasil, em março deste ano, que terminou com o título para o clube paulista.
Se naquela ocasião o Palmeiras levou a melhor, o atual cenário não indica favoritismo gremista no duelo. Enquanto o Tricolor ainda não venceu no Brasileirão, com apenas dois pontos somados em sete partidas, os paulistas ocupam a terceira colocação, com 19 pontos conquistados.
Mudanças na casamata gremista
Passados quatro meses, as maiores mudanças estão do lado do Grêmio. Nas finais da Copa do Brasil, a equipe era comandada por Renato Portaluppi, demitido após a eliminação precoce na Libertadores, em abril. Para o lugar do ídolo, Tiago Nunes foi contratado. Mesmo com o início de trabalho que culminou na conquista do Gauchão, a sequência negativa na Série A selou a saída do treinador no último domingo (4).
Com a falta de um nome de consenso para assumir o time, Thiago Gomes foi anunciado como interino. A ideia é ir avaliando o trabalho jogo a jogo. Do lado palmeirense, Abel Ferreira passou por um momento conturbado, com a perda dos títulos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, mas conseguiu sobreviver a, agora, acumula bons resultados.
Os times
Dentro de campo, dos 11 jogadores do Tricolor que entraram em campo naquela 7 de março, quando o Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Palmeiras e ficou com o vice-campeonato, cinco atletas devem começar o confronto na Arena Palmeiras. São eles: Vanderson, Kannemann, Diogo Barbosa, Matheus Henrique e Diego Souza. Titulares no revés pela Copa do Brasil, Pepê e Thaciano não fazem mais parte do elenco gaúcho.
No Palmeiras, caso Gómez e Viña, que recém voltaram da Copa América e participam apenas de um treinamento com o restante dos companheiros, forem escalados desde o início, serão quatro remanescentes. Além dos estrangeiros, Felipe Melo e Raphael Veiga também iniciaram o confronto na Arena Palmeiras. O zagueiro Alan Empereur, titular à época, já retornou ao futebol italiano. Weverton, com a Seleção Brasileira, segue sendo substituído por Jaílson.
Compare as escalações
7/3/21 — Palmeiras 2 x 0 Grêmio (Copa do Brasil)
- Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Matías Viña; Felipe Melo e Zé Rafael (Patrick de Paula); Rony, Raphael Veiga (Mayke) e Wesley (Gabriel Menino); Luiz Adriano (Willian). Técnico: Abel Ferreira
- Paulo Victor; Vanderson (Victor Ferraz), Paulo Miranda, Kannemann (Churín) e Diogo Barbosa; Matheus Henrique e Maicon; Alisson (Guilherme Azevedo), Thaciano (Jean Pyerre) e Pepê (Ferreira); Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi
7/7/21 — Palmeiras x Grêmio (Brasileirão)*
- Jaílson; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo e Felipe Melo; Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Breno Lopes; Deyverson. Técnico: Abel Ferreira
- Brenno; Rafinha, Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Bobsin e Matheus Henrique; Vanderson, Douglas Costa e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Thiago Gomes (interino)
*Prováveis titulares