Depois do ultimato dado pela direção, o Grêmio recebe o Atlético-GO neste domingo (4), às 20h30min, na Arena, em jogo no qual apenas a vitória garantirá Tiago Nunes no cargo. O resultado da partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro ditará os rumos do mês de julho, que tem no calendário gremista as oitavas de final da Sul-Americana contra a LDU e o início do confronto de oitavas da Copa do Brasil com o Vitória, além de outros cinco compromissos pelo Brasileirão — com o Gre-Nal entre eles.
Quando o Tricolor entrar em campo para enfrentar os goianos, o time principal terá completado um mês da última vitória. Foi em 2 de junho que o Grêmio bateu o Brasiliense por 2 a 0 pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Após isso houve a goleada de 3 a 0 sobre o Santa Cruz, pela Recopa Gaúcha, no dia 6, mas com uma equipe de garotos. Desde então, os titulares disputaram seis partidas, com três derrotas e três empates.
Na reunião realizada ainda no Alfredo Jaconi após a derrota para o Juventude, a direção cobrou um melhor rendimento da equipe, mas também ouviu ponderações de Tiago Nunes. A volta a Porto Alegre foi de mais pressão, dessa vez com um protesto realizado por torcedores durante o treinamento da quinta-feira no CT Luiz Carvalho.
Se fora houve cobrança de mais 100 de gremistas, Tiago ganhou apoio dentro do CT. Solidários ao comandante, os líderes do elenco procuraram o treinador para demonstrar apoio. Os jogadores mais experientes tranquilizaram Tiago Nunes e garantiram que não haveria problemas de hierarquia do grupo com com a realização de mudanças na equipe.
As trocas que o treinador irá fazer serão no sentido de rejuvenescer o time. Uma mudança certa é a entrada de Vanderson no lugar de Rafinha na lateral direita. O titular vem de uma sequência de partidas e apresenta uma defasagem física, além de queda no rendimento. Outros jovem podem ganhar espaço: Ricardinho. Ou seja, Diego Souza, artilheiro do Grêmio na temporada, corre risco de ir para o banco.
O Tricolor ainda terá dois reforços. Kannemann retorna após ter cumprido suspensão contra o Juventude enquanto Brenno pode reforçar o gol depois de ter apresentado cansaço por consequência da covid-19. Se obtiver a necessária vitória para manter-se no cargo, Tiago Nunes ganhará fôlego de, pelo menos, uma semana no clube. Mesmo tendo o jogo contra o Palmeiras na quarta-feira, a direção dificilmente fará uma troca mesmo com derrota em São Paulo por ter o Gre-Nal no próximo sábado, na Arena. Três dias depois do clássico com o Inter, o Tricolor já terá a partida de ida com a LDU, no Equador, pela Sul-Americana.
Cenário de derrota
Pelo mau começo no Brasileirão, as copas se tornaram o caminho mais próximo para um grande título para o Grêmio na primeira temporada sem Libertadores desde 2015. O problema é que o mau começo no campeonato de pontos corridos ligou o alerta quanto aos perigos do rebaixamento e impedem o clube de priorizar a Sul-Americana e Copa do Brasil em curto prazo. Essa preocupação com risco de brigar contra a queda para a Série B contribuiu para a postura da direção de projetar uma mudança no comando do técnico em caso de tropeço diante dos goianos.
Os dois pontos conquistados em 18 disputados representam o pior começo do Grêmio na era pontos corridos do Brasileirão, fórmula iniciada em 2003. O receio é de que a temporada possa comprometida caso não haja uma recuperação imediata.
—Não tem mais espaço para derrota. Eu acho o trabalho realizado muito bem consistente, acho que tem um tempo assimilação que se pede para um trabalho novo, mas o fato novo é a vitória. Para nós é a vitória. O fato novo é se vamos ter capacidade de superar tudo isso ou não. Se não foi dito com essa clareza, estou dizendo agora. É um momento de turbulência, de insatisfação de todos, comissão, atletas, diretoria. A torcida está assustada, com razão —reconheceu o presidente Romildo Bolzan ainda em Caxias do Sul.
Um tropeço diante do Atlético-GO neste domingo, o que determinará a saída de Tiago Nunes, porém não acabará com os problemas. Para começar, o Grêmio terá pouco tempo para que o substituto chegue e coloque em prática as suas ideias. O calendário do Brasileirão reserva nas duas rodadas seguintes o Palmeiras e um Gre-Nal, quando o clube já não contará com o goleiro Brenno e o volante Matheus Henrique, que se apresentação para a seleção olímpica. Depois, o início do confronto com a LDU. Além disso, a carta branca dada a Tiago Nunes para mexer no time também colocará no olho do furacão alguns garotos. Com pouca experiência na equipe principal, o lateral Vanderson e o centroavante Ricardinho podem sofrer consequências com atuações ruins casos sejam mesmo escalados neste domingo.
Outro desafio que a direção terá com uma troca no comando será encontrar o substituto, já que o cenário atual do mercado não é muito diferente daquele de abril, quando Tiago Nunes foi contratado. A ideia de não contratar um técnico estrangeiro segue. A exceção poderia ser o paraguaio Arce, por seu histórico como jogador e de conhecer o clube. Luiz Felipe Scolari, o Felipão, e Lisca, porém, são alternativas mais prováveis no momento. Até mesmo um possível retorno de Renato Portaluppi é levantado nos bastidores.
Calendário de julho
- Atlético-GO (Arena) _ 04/07 - Brasileirão
- Palmeiras (Allianz Parque) _ 07/07 - Brasileirão
- Inter (Arena) _ 10/07 _ Brasileirão - Brasileirão
- LDU (Casa Blanca) _ 13/07 - Sul-Americana
- Fluminense (Maracanã) _ 17/07 - Brasileirão
- LDU (Arena) _ 20/07 - Sul-Americana
- América-MG (Arena) _ 24/07 - Brasileirão
- Vitória (Barradão) _ 27/07 _ Copa do Brasil
- Bragantino (Nabi Abi Chedid) _ 31/07 - Brasileirão