Com empate em casa contra o América-MG, o Grêmio perdeu a chance de ganhar uma posição na tabela e deixar a penúltima posição do Brasileirão. Mais do que isso, segue distante do primeiro time fora da zona de rebaixamento — hoje o Sport, com 11 pontos.
O Tricolor tem apenas sete pontos, quatro a menos do que o 16º colocado. Ou seja, precisa de mais de uma rodada para escapar do Z-4. Mais precisamente, necessitaria de pelo menos duas vitórias seguidas, além do tropeço de adversários diretos para deixar a zona de rebaixamento.
Projetando que o Grêmio consiga vencer Bragantino e Chapecoense nos dois próximos jogos pelo Brasileirão, chegaria a 13 pontos. Teria de secar Sport (16º) e São Paulo (17º), que têm 11 pontos e não poderiam vencer nessas duas rodadas, além do América-MG, que tem 10 e poderia somar apenas três pontos.
Caso o time gremista não consiga vencer os dois próximos jogos, terá de esperar mais tempo para deixar o Z-4. Vale ressaltar que o Tricolor tem duas partidas a menos do que a maioria dos adversários, já que os duelos contra Flamengo e Cuiabá foram adiados. Esses jogos, porém, ainda não têm data para ocorrer.
Os cinco últimos na tabela:
16º) Sport - 11 pontos
17º) São Paulo - 11 pontos
18º) América-MG - 10 pontos
19º) Grêmio - 7 pontos
20º) Chapecoense - 4 pontos
Os próximos jogos dos cinco últimos:
Sport
- Bahia (fora)
- Bragantino (casa)
São Paulo
- Palmeiras (casa)
- Athletico-PR (fora)
América-MG
- Atlético-GO (fora)
- Fluminense (casa)
Grêmio
- Bragantino (fora)
- Chapecoense (casa)
Chapecoense
- Santos (casa)
- Grêmio (fora)