O Grêmio tem cautela com a entrada de Douglas Costa na equipe. Principal reforço da temporada, o meia ainda seguirá iniciando os próximos jogos no banco de reservas. Para prevenir o risco de lesões, a comissão técnica deseja que o camisa 10 aprimore o seu condicionamento e reforce a musculatura antes de ganhar uma sequência como titular.
Contra o Sport, na última quinta (17), o jogador entrou no segundo tempo e esteve em campo por 33 minutos. Diante do Santos, na próxima quinta (24), o meia deve atuar por um período maior. A entrada definitiva no time, contudo, dependerá da forma como o atleta reagir aos jogos.
— O nosso primeiro passo é resgatar aquele Douglas Costa sem lesões. Preparamos ele para jogar os primeiros 30 minutos, depois mais e assim vai. Ele foi avaliado depois jogo de quinta e respondeu bem, podendo treinar normalmente no dia seguinte e no sábado. Não teve dor nem cansaço a mais. Temos trabalhado para ele chegar ao 100% de forma gradativa porque estamos criando um alicerce forte — declarou o preparador físico Reverson Pimentel.
Douglas Costa não atuava desde o dia 5 de fevereiro, quando entrou em campo nos 17 minutos finais da vitória do Bayern de Munique sobre o Hertha Berlim por 1 a 0. Contudo, a última vez que o meia atuou por 90 minutos foi no dia 9 de dezembro, na vitória por 2 a 0 sobre o Lokomotiv Moscou. Por isso, a cautela tricolor.
Mesmo quando o camisa 10 assumir a condição de titular, a previsão é de que ele atinja o seu melhor nível técnico e físico apenas na segunda quinzena de julho.
— O Douglas Costa está em um processo de busca da recuperação técnica e física completa. Ele jogou cerca de 30 minutos (contra o Sport) e mostrou qualidade. É um jogador realmente diferente, mas temos que ter cuidado. Até o final de mês de julho ele deve estar a pleno. Ele deve jogar um tempo contra o Santos e vai evoluir. É um jogador no qual depositamos a expectativa dele ser o centro do time, de ser um jogador que possa resolver as situações. Temos que ter cuidado para não queimar etapas. Na medida em que ele vai evoluindo, logo irá assumir a titularidade — disse o presidente Romildo Bolzan Júnior.