Após a vitória diante do Brasiliense por 2 a 0, pela Copa do Brasil, o Grêmio se reapresentou nesta quinta para os treinamentos visando ao jogo diante do Santa Cruz, no domingo (6), às 10h30min, pela Recopa Gaúcha. A principal novidade definida durante a atividade é que o Tricolor mudou seu planejamento inicial da escalação do time para o confronto diante do campeão da Copa Ibsen Pinheiro, na Arena.
O Grêmio utilizará um time misto contra o Santa Cruz. Uma maioria de reservas deve ser escalada, com poucos titulares escolhidos para começar o jogo. O time será definido nos treinos desta sexta-feira e sábado, no CT Luiz Carvalho.
Com a medida, o analista de desempenho do clube, Pedro Sotero, seguirá no comando da equipe. O técnico Tiago Nunes e o auxiliar, Evandro Fornari, testaram positivo para a covid-19, enquanto o auxiliar Kelly Guimarães testou negativo, mas tem sintomas gripais e está afastado.
Inicialmente, o Grêmio tinha discutido e alinhado internamente a utilização dos jovens do grupo de transição na partida de domingo. O técnico, inclusive, também seria o da Transição, Thiago Gomes. Assim, os jovens teriam sequência, já que também jogaram contra o La Equidad, pela Sul-Americana, no Equador. Mesmo assim, alguns dos jogadores da categoria devem ficar no banco de reservas no confronto pela Recopa Gaúcha.
A taça envolve o campeão do Gauchão e o vencedor da Copa FGF de 2020. Em temporadas anteriores, a Federação Gaúcha de Futebol utilizava o Campeonato Gaúcho para definir o título da competição. Isso não foi possível em 2021 porque o Santa Cruz disputa a Terceirona Gaúcha.