A lateral direita do Grêmio gera um debate especial na temporada 2021. Vanderson começou o ano como titular e recebeu elogios. Mesmo com a boa fase do jovem, o Tricolor foi buscar Rafinha, que dividia opiniões internamente. O lateral de 35 anos chegou com credenciais de ser experiente, exercer liderança e ter potencial para jogar em outras posições.
O técnico Tiago Nunes chegou a cogitar a possibilidade de utilizar os dois jogadores juntos, tendo em vista que Rafinha já foi atuou como ala nos tempos de Bayern. A tentativa, no entanto, não foi colocada em prática em nenhum jogo desde que o lateral ex-Flamengo desembarcou em Porto Alegre, ainda com Renato Portaluppi como técnico do Grêmio.
Em números, o rendimento ofensivo de Vanderson tem sido melhor na comparação com o companheiro. Em 19 jogos em 2021, o jovem já fez dois gols e deu duas assistências. O desempenho, inclusive, faz com que ele seja monitorado pelo Arsenal, da Inglaterra. Rafinha atuou 12 vezes, já deu um passe para gol mas ainda não marcou.
Para comparar o desempenho, GZH conferiu as estatísticas de alguns fundamentos dos laterais. Os dados são da plataforma Footstats.
Veja abaixo alguns os números de Rafinha e Vanderson na temporada 2021:
Rafinha
- Jogos: 12
- Gols: 0
- Assistências: 1
- Passes certos: 579
- Finalizações certas: 0
- Cruzamentos certos: 10
- Rebatidas: 18
Vanderson
- Jogos: 19
- Gols: 2
- Assistências: 2
- Passes certos: 707
- Finalizações certas: 10
- Cruzamentos certos: 14
- Rebatidas: 40