O domingo (23) reserva mais uma final para a Arena. Depois de pouco mais de oito anos desde sua inauguração, a casa tricolor irá receber a sua sexta decisão — levando em consideração apenas partidas em que um título foi decidido no estádio. Em todas elas, o Grêmio acabou levantando o troféu até aqui. Já teve jogo pela Copa do Brasil, pela Recopa Sul-Americana, pela Recopa Gaúcha e pelo Gauchão.
Em 2016, a Arena recebeu sua primeira final. Na ocasião, o Tricolor havia conquistado a vantagem, fora de casa, ao bater o Atlético-MG por 3 a 1 no Mineirão. Quando veio para Porto Alegre, a equipe comandada por Renato Portaluppi abriu o placar com Miller Bolaños e tomou o empate em um gol do meio de campo de Cazares. Mesmo assim, o Grêmio se sagrou campeão após 15 anos de jejum naquele que seria o primeiro título da nova casa tricolor.
Depois de conquistar a Libertadores em 2017 jogando a segunda partida na Argentina, o time gaúcho decidiu a Recopa Sul-Americana na Arena em 2018. Com o empate em 0 a 0 com o Independiente, o troféu foi definido nas penalidades. Marcelo Grohe defendeu o pênalti de Benítez (atualmente no São Paulo) e garantiu mais um título dentro do estádio.
Em 2019, a Arena recebeu duas decisões. A primeira foi válida pela Recopa Gaúcha, encontro entre o campeão do Gauchão de 2018 (Grêmio) com o vencedor da Copa FGF (Avenida). Vitória para o Tricolor após fazer 6 a 0 em cima do time de Santa Cruz do Sul. Luan, duas vezes, Everton, duas vezes, Leonardo Gomes e Felipe Vizeu fizeram os gols gremistas. Depois, pela final do Gauchão daquele ano, empatou com o Inter em 0 a 0 e foi campeão gaúcho de 2019 nos pênaltis.
Em 2020, a decisão do campeonato estadual voltou a Porto Alegre e à casa gremista. Depois de vencer o Caxias, no Estádio Centenário, por 2 a 0, o Grêmio acabou sendo derrotado na partida de volta, por 2 a 1, mas mesmo assim garantiu o tricampeonato do Gauchão. Diego Souza marcou para o Tricolor, e Laércio e Bruninho viraram para o time da Serra.
Confira as finais na Arena
- Grêmio 1x1 Atlético-MG - 2016 - Copa do Brasil
- Grêmio (5) 0x0 (4) Independiente - 2018 - Recopa Sul-Americana
- Grêmio 6x0 Avenida - 2019 - Recopa Gaúcha
- Grêmio (3) 0x0 (2) Inter - 2019 - Gauchão
- Grêmio 1x2 Caxias - 2020 - Gauchão