O Grêmio enfrenta o Inter, nos dois próximos domingos, para definir quem será o campeão do Gauchão de 2021. Caso fique com a taça, o Tricolor repetirá um feito que não é alcançado desde a década de 1980, o de conquistar quatro títulos do Estadual de forma consecutiva.
A hegemonia no futebol gaúcho vem sendo obtida com a manutenção de uma base dentro do elenco. Dos 38 jogadores inscritos na lista definitiva da atual edição do Gauchão, 12 atletas participaram da primeira conquista, em 2018, permaneceram nos anos posteriores, e podem chegar ao tetracampeonato em 2021.
Os zagueiros Geromel e Kannemann, o lateral-esquerdo Cortez e o volante Maicon foram titulares na campanha vitoriosa em 2018. O meia-atacante Alisson foi outra peça bastante utilizada pelo técnico Renato Portaluppi na ocasião. Nas finais, o Grêmio bateu o Brasil-Pel com duas goleadas e ficou com o título estadual.
O argentino vive uma situação inusitada. Embora inscrito no Gauchão, não chegou atuar pela competição deste ano até o momento, por conta de lesões. Na manhã desta sexta-feira (14), Kannemann realizou um procedimento ambulatorial contra as dores no quadril. A tendência é de retorno aos treinamentos no domingo (16).
O goleiro Paulo Victor e o zagueiro Paulo Miranda também fizeram parte das conquistas recentes do Grêmio a nível estadual. O primeiro, inclusive, foi herói do título em 2019, ao defender três penalidades e garantir o bicampeonato diante do Inter. Além deles, Brenno, Ruan, Matheus Henrique, Jean Pyerre e Pepê, que integraram o time de transição que disputou as primeiras partidas do Gauchão de 2018, podem entrar na galeria de tetracampeões.