O Grêmio estreia no Brasileirão no domingo (30), contra o Ceará, às 16h, em Fortaleza. Além da largada no principal objetivo do clube gaúcho na temporada, o confronto diante dos cearenses marcará o reencontro com um jogador que se identificou bastante com o Tricolor nos últimos anos. O centroavante Jael, que retornou ao Brasil em fevereiro, pode aparecer no ataque do time do técnico Guto Ferreira.
Jael chegou ao Grêmio em janeiro de 2017. Logo no começo da trajetória em Porto Alegre, sofreu uma grave lesão nos ligamentos do joelho direito, que o deixou fora dos gramados por sete meses.
Pelo Tricolor, disputou 67 partidas, com 14 gols marcados. Participou dos títulos da Libertadores, em 2017, da Recopa Sul-Americana e do Gauchão, em 2018, e da Recopa Gaúcha, em 2019.
Em fevereiro de 2019, acertou a transferência ao FC Tokyo, do Japão. No entanto, a relação com o Grêmio não foi deixada de lado. Em junho daquele ano, o centroavante revelou o desejo de voltar ao Rio Grande de Sul.
No ano passado, após alfinetada de Thiago Neves, foi de Jael que respondeu o meia, que havia rescindido o contrato com os gaúchos, pedindo respeito aos ex-colegas.
Antes de chegar ao Ceará, Jael passou pelo Matsumoto Yamaga, também do Japão. No Ceará, ainda busca espaço no elenco comandado por Guto Ferreira. A briga pela vaga entre os titulares no ataque tem como concorrentes os centroavantes Felipe Vizeu, que passou pelo Tricolor em 2019, e Cléber, destaque da equipe em 2020.